A professora Geórgia Cynara, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentou, em colaboração com a professora Suzana Reck Miranda, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pesquisa "A autoria feminina nas trilhas musicais do cinema brasileiro" no XIII Congresso Internacional da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). O evento acadêmico, realizado na cidade do Porto, em Portugal, ocorreu na Escola Superior Artística do Porto (Esap).
A pesquisa foca na sub-representação de compositoras de trilhas sonoras no cinema brasileiro, revelando a persistente desigualdade de gênero nesse campo. Apresenta resultados parciais sobre filmes lançados entre 2010 e 2019, buscando evidenciar a invisibilidade e as dificuldades enfrentadas por essas mulheres. Ao contrapor dados brasileiros com estudos internacionais, destaca-se a urgência de ações para promover maior representatividade e equidade.
A participação da professora Geórgia no congresso se deu a partir do edital Pró-Eventos 2024 da UEG. Além de Geórgia e Suzana, a pesquisa também conta com a participação da professora Débora Regina Tano, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Para a professora Geórgia Cynara, o congresso foi uma excelente oportunidade para divulgar a pesquisa desenvolvida interinstitucionalmente entre a Unirio, UFSCar e UEG. "É uma forma de posicionar a UEG e o estado de Goiás no cenário mundial das pesquisas de gênero no cinema, especialmente na composição musical para o audiovisual," afirmou Geórgia.
Sobre o evento:
O XIII Congresso Internacional da AIM, organizado em conjunto com a Escola Superior Artística do Porto, ocorre entre os dias 28 e 31 de maio. A AIM é uma associação que reúne pesquisadores interessados nos estudos das imagens em movimento, como cinema, televisão, arqueologia do cinema, vídeo e internet. A organização visa promover a investigação nessas áreas, organizar encontros científicos regulares e publicar uma revista especializada.
(Comunicação Setorial|UEG)