Representantes da Universidade Estadual de Goiás participaram, entre os dias 8 e 10 de maio, da 20ª edição do Congresso do Fórum Brasileiro de Cinema e Audiovisual (Forcine), que teve como tema central "Despertando os sentidos – audiovisual, educação e transformação social".
O evento, que aconteceu na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, focou nas tentativas de transpor as fronteiras do ensino superior na formação em audiovisual.
No painel de abertura do evento, participaram o diretor de Formação e Inovação Audiovisual da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Rodrigo Antônio; a diretora, roteirista e produtora de Cinema Lays Bodanzky; a diretora-presidente da SPCine, Lyara Oliveira; e a presidente do Forcine, profa. Aleteia Selonk, que participou online direto de Porto Alegre.
Também estiveram presentes os membros da Diretoria do Forcine, professora Daniela Dumaresq (UFC); professora Lanza Xavier (UFPel); professora Hadija Chalupe (ESPM/UFF); e professor Humberto Neiva, anfitriâo do evento e coordenador do curso de Cinema da Faap.
O professor Marcelo Costa, docente do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, secretário-geral da atual diretoria do Forcine e coordenador do CriaLab|UEG, mediou a conferência de abertura, com o tema "Cinema, educação e transformação cocial: construindo conhecimento além das telas". Ele também e participou da mesa redonda "Diversidade de formatos, unidades de propósito: explorando a variedade de cursos de audiovisual na educação superior”.
(Comunicação Setorial|UEG)