O curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiâs (UEG), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/GO), vai realizar entre os dias 12 e 14 de junho, na Cidade de Goiás, a terceira edição do Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central.
O evento, que também conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação RTVE, será realizado no âmbito do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Esta edição do Encontro traz como tema central "Dispositivos de inteligência artificial e a fronteira da inovação criativa do audiovisual" e a programação contará com mesas temáticas, painéis e palestras relacionadas ao atual debate sobre o uso de Inteligência Artificial na produção criativa, as novas fronteiras que a tecnologia apresenta e os desafios inerentes às novas formas de trabalho delas resultantes.
Entre as temáticas abordadas no evento também estarão "O ofício do roteirista no contexto da Inteligência Artificial", "Inteligência artificial e criatividade em processos formativos" e "A nova história do cinema: como a IA mudará para sempre nosso jeito de ver e consumir audiovisual", com a participação de nomes relevantes do cenário midiático nacional, como o diretor e produtor Guilherme de Lucca (TV Globo) e o jornalista Pedro Dória (CBN, O Globo e Estadão).
A programação contará ainda com a mostra de cinema universitário "Visões do Futuro", cuja seleção abrange curtas-metragens ficcionais e conteúdos audiovisuais para internet produzidos por alunos das instituições universitárias participantes (UEG, IFG, UnB, UCB, IFB, UFMS, UFMT). Outro destaque será o lançamento da série televisiva "Ekobé", resultado de projeto colaborativo de sete TVs universitárias, dentre elas a UEG TV e as emissoras da UFG, PUC Goiás, UnB, UFMG, UniFor e UFMS.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.
O III Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central será transmitido ao vivo pelo canal da UEG TV no YouTube.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)