Representantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram na última quarta-feira, 8, da abertura da edição 2024 da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2024), que este ano traz como tema central "Mudanças climáticas, inovação e inclusão socioprodutiva".
O evento, que segue até esta sexta-feira, 10, no Centro Universitário de Mineiros/GO (Unifimes), conta com uma programação de palestras, mini-cursos, oficinas, seminários, rodas de conversa, mostras tecnológicas, exposição de trabalhos e apresentações culturais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de membros de diversas pastas do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); a Secretaria da Retomada; a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Também estiveram presentes representantes das instituições de ensino superior parceiras, entre elas a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal de Jataí (UFJ); o Instituto Federal de Goiás (IFG); a Universidade Federal de Catalão (UFCAT); a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), entre outras.
Durante sua fala, o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, agradeceu aos anfitriões da Unifimes, que sedia esta edição da Feira. Ele destacou o compromiso da Universidade Estadual de Goiás com a educação voltada para as questões da terra. "Estamos em um estado em que o agro precisa ser mais valorizado, não apenas a monocultura, mas as culturas que fazem com que a comida chegue nas mesas do povo goiano. A UEG se mantém uma partidária do movimento que a Agro Centro-Oeste Familiar defende", pontuou. "Toda a capilaridade da UEG, que está presente em todas as regiões do estado por meio de seus 39 câmpus e unidades universitárias, está a disposição desse movimento que visa fortalecer o centro-oeste goiano", completou o prof. Cruvinel.
A reitora da Unifimes, profa. Juliene Rezende Cunha, afirmou que é uma honra para a instituição sediar a Feira, que reúne instituições federais, estaduais, municipais, além de representações governamentais e lideranças do movimento social. "Trata-se de um marco, porque é a primeira vez que o evento acontece em uma instituição pública municipal", comemorou. "Serão dias de muitas trocas, aprendizado e fortalecimento da agricultura familiar do centro-oeste brasileiro. A Acof 2024 reúne no mesmo ambiente parceiros que contribuem para fomentar políticas públicas, viabilizar acesso ao crédito financeiro e novos mercados para os produtos produzidos pelo trabalho dos agricultores familiares", destacou a profa. Juliene.
UEG na Agro Centro-Oeste Familiar
A Agro Centro-Oeste Familiar consiste em uma feira de exposições da agricultura familiar que reúne diferentes parceiros e recebe milhares de pessoas durante os três dias de evento. O evento tem como público-alvo estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.
Entre as ações da UEG na Agro Centro-Oeste Familiar 2024 estão as palestras "Uva na agricultura familiar: cultivo, desafios e oportunidades", com o prof. Roberto José de Freitas, da UnU Ipameri; "Bioinsumos e o desafio na qualidade", ministrada pela profa. Taís ferreira de Almeida, da UnU Palmeiras de Goiás; e "Agricultura de base agroecológica", com o prof. Edimar dos Santos de Sousa Junior, da UnU Campos Belos.
Confira a programação da Agro Centro-Oeste Familiar 2024.
Para mais informações sobre o evento, visite o site da Agro Centro-Oeste Familiar 2024.
(Comunicação Setorial|UEG)