A professora de matemática Maria Marta da Silva e o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, Lukas Adriel Francisco Alves, ambos do Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Quirinópolis, tiveram dois artigos sobre o Clube de Matemática (Clumat|UEG), que tratam sobre a formação de professores de matemática, publicados internacionalmente.
Os pesquisadores participaram da XI Conferência Internacional Científica e Prática: Leituras Educacionais de Petrovsky, realizada em Magnitogorsk, Rússia, com a publicação "Mathematics Club and the process of understanding the pedagogical activity: a look at the reorganization of an activity that approaches the concept of equation" (“Clube de Matemática e o processo de compreensão da atividade pedagógica: um olhar para a reorganização de uma atividade que se aproxima do conceito de equação”).
Já o artigo "Teacher Training at Math Club" ("Formação de Professores no Clube de Matemática") foi publicado no "Global Journal of Human-Social Science: G-Linguistics & Education", revista do estado de Massachusetts, Estados Unidos.
"Teacher Training at Math Club"
A pesquisa concentrou-se em compreender como o planejamento das Situações Desencadeadoras de Ensino (SDA), apoiadas pelo movimento lógico-histórico dos conceitos matemáticos, pode influenciar a percepção dos professores em formação sobre esses conceitos, destacando sua relevância para atender às necessidades humanas e sociais. Além disso, evidencia que uma organização eficaz do ensino de matemática pode maximizar o desenvolvimento humano em sua totalidade. Acesse aqui.
"Mathematics Club and the Process of Understanding the Pedagogical Activity"
Conduzido com a participação de 30 futuros professores de matemática, o estudo explorou a elaboração de atividades sobre o conceito de equação e seu impacto na formação inicial de docentes. Além de contribuir para a prática pedagógica, os resultados aprofundaram a compreensão do conceito de equação como uma resposta às necessidades humanas. Acesse aqui.
O enfoque na formação docente como um campo de estudo essencial espera dissipar o temor frequentemente associados à matemática, abrindo novas perspectivas para a educação matemática em Goiás, no Brasil e no mundo.
Sobre os autores
Maria Marta da Silva é pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Professora de Matemática da Educação Básica (Ensino Fundamental II) por 30 anos e do Ensino Médio por 22 anos. Linhas de Pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática; Organização do Ensino e da aprendizagem de conteúdos de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade; Movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos.
Lukas Adriel Francisco Alves é licenciado em Matemática e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade pela (UEG). Membro do Clube de Matemática (CluMat), Grupo de Estudos e Pesquisas acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos (Gepeam|UEG) e do Grupo de Estudos sobre Situações Desencadeadoras de Aprendizagem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus: Curitiba. Durante a graduação realizou ações com o vínculo de bolsista de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), monitoria e apoio técnico a pesquisa (CNPq).
(Comunicação Setorial|UEG)