Na última segunda-feira, 22 de abril, foi realizada uma reunião do Compliance Público com a presença do Comitê Setorial, da Secretaria Executiva do Compliance e dos proprietários de riscos. Seguindo a orientação da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), a UEG expandiu sua Matriz de Riscos para todas as áreas da Administração Central.
Também estiveram presentes o reitor, prof. Antônio Cruvinel; o coordenador de Compliance e Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Murilo Sérgio Vieira Silva; a diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Cláudio Stacheira; o procurador setorial Marcelo Maia; e os proprietários de risco dos departamentos da Universidade.
A reunião foi dividida em duas partes: na primeira, discutiu-se a reestruturação e análise dos riscos já existentes em oito áreas. E posteriormente, debateu-se a expansão da gestão de riscos para oito novos setores.
Durante a reunião, os Proprietários de Riscos tiveram a oportunidade de justificar ao Comitê Setorial as razões por trás das solicitações de alteração, exclusão e implementação de novos riscos, oferecendo uma visão detalhada da realidade diária de cada setor.
Entende-se que é um momento necessário para aproximar a operacionalização dos riscos daqueles que os analisam e aprovam, tornando mais eficaz a gestão na Universidade. É perceptível que esse gerenciamento torna-se cada vez mais essencial dentro de uma instituição, pois prepara seus processos internos e colaboradores para atuarem de forma preventiva, evitando perdas e maximizando seus resultados.
(Comunicação Setorial|UEG)