Teve início nesta terça-feira, 16, no Auditório da Reitoria, em Anápolis, as comemorações do aniversário de 25 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da Universidade, prof. Antonio Cruvinel; a diretora de Gestão Integrada (UEG), Neusa Ravaroto; o gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (UEG), Claudiomar Rodrigues Goulart Junior; o coordenador de Desenvolvimento e qualidade de vida do servidor (UEG), Guilherme Miranda; o diretor-executivo de Saúde e Segurança do Servidor (Sead), Dr. Fábio Chacur Pascholati; o gerente central de Saúde e Segurança do Servidor (Sead), Dr. Alex Sandro Bemfica Neves; e o coordenador técnico de Segurança do Trabalho (Sead), Amilton Nunes de Jesus.
Em sua fala, o reitor Antonio Cruvinel agradeceu a cada pessoa que ajudou a construir a história da universidade e continua colaborando para transformar a vida das pessoas do estado de Goiás. "Quero agradecer a cada um que acredita na UEG. Esta universidade tem a missão de transformar vidas, fazer com que sonhos se realizem, fazer com que o estado progrida e com que este país seja um lugar melhor", afirma.
O evento marca a abertura da programação que celebra o Jubileu de Prata da Universidade, fundada em 1999. Ao longo de três dias serão realizadas palestras, apresentações culturais, encontro de gestores e servidores técnico-administrativos, lançamento de livro e rodas de conversa, entre outras atrações. As ações tiveram início logo após a cerimônia de abertura, com o Circuito de Saúde, em alusão ao Abril Verde, mês de prevenção de acidentes de trabalho.
A diretora de Gestão Integrada da UEG, Neusa Ravaroto, falou da importância da data para a Universidade e para a comunidade acadêmica. "A data de 25 anos é um marco representativo de união, força e estabilidade", pontua. "São muitas histórias somadas ao longo do tempo. Nós impactamos os sonhos de milhares de pessoas, que construíram aqui dentro seus projetos de vida."
Visite o site comemorativo de 25 anos da UEG.
Circuito de Saúde
O Circuito de Saúde, promovido pela Sead, por meio da Diretoria-Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, contou com uma programação diversificada para os servidores e colaboradores da Universidade.
O prof. Cruvinel destacou que o bem mais importante da Universidade são as pessoas que a compõem, por isso cuidar delas é a melhor maneira de dar início às celebrações dos 25 anos. "As pessoas são o nosso principal ativo. São o que temos de mais importante. Cuidar dessas pessoas é cuidar da UEG", ressalta. "Precisamos cuidar das pessoas porque as doenças silenciosas matam mais e, às vezes, o silêncio de ter vergonha de admitir pelo que se está passando, de não conseguir pedir ajuda, leva ao desespero."
Foram realizados atendimentos multiprofissionais - alimentação saudável, aferição de pressão arterial e glicemia em jejum, profilaxia de dengue, exposição de produtos saudáveis e atendimentos psicológicos, entre outros. Na ocasião, também foi feita a apresentação do Programa de Acolhimento Psicológico ao Servidor (PAS).
Na sequência, foi realizada a palestra "Cuidados com a Saúde Mental", ministrada pelo Dr. Jairo Belém Soares, que abordou os sintomas de transtornos como ansiedade, depressão, esquizofrenia e falou da importãncia de se procurar um profissional - psicólogo, psiquiatra - caso identifique sinais de alteração mental, emocional.
Assista a palestra na íntegra no canal da UEG TV no YouTube.
A programação completa das comemorações dos 25 anos da UEG pode ser conferida neste link.
(Comunicação Setorial|UEG)