A dra. Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, pesquisadora do Instituto Butantan, marcou presença na abertura do III Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Goiás (CICS|UEG), realizado em Anápolis, entre os dias 5 e 8 de março. O evento científico, de âmbito nacional, foi organizado por acadêmicos e professores do Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da Universidade Estadual de Goiás (PPGCAPS|UEG).
Durante a palestra, Sandra abordou o tema "Instituto Butantan, uma Instituição Pública de Pesquisa, Ensino e Produção: dos aprendizados da covid-19 à Rota Tecnológica". A pesquisadora explicou que o Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. Referência mundial de eficiência e qualidade, é responsável pela maioria dos soros hiperimunes utilizados no Brasil contra venenos de animais peçonhentos, toxinas bacterianas e o vírus da raiva. Também responde por grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, produzindo 100% das vacinas contra o vírus influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Na abertura, compareceram o pró-reitor de Graduação, Raoni Ribeiro, representando o reitor Antonio Cruvinel; o coordenador institucional de pós-graduação da UEG,Prof. Dr. André José de Campos, representando o Pró-Reitor Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Prof. Cláudio Stacheira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profª Sandra Máscimo; o diretor Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Rodrigues Leles; a representante do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto; a coordenadora do Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da UEG, profª Dra. Eliete Souza Santana; e a presidente da Comissão Organizadora do III CICS, profª Dra. Vanessa Cristiane Santana Amaral.
A possibilidade de uma parceria da UEG com o Instituto Butantan foi discutida no evento. Segundo o professor André Campos, a ideia é que a UEG some forças com o Butantan com o objetivo de concorrer conjuntamente a editais da Finep, Capes e CNPq. Há tratativas também no sentido de fortalecimento dos programas de pós-graduação ligados à área da saúde com o Instituto Butantan. Minutas de convênios serão elaboradas para, posteriormente, em visita ao Instituto, a UEG formalizar as parcerias.
O reitor da UEG, Antonio Cruvinel, compareceu ao evento no dia 7 de março. Ele deu as boas-vindas aos participantes do Congresso e enalteceu a importância do evento, que contou com minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, homenagens e premiações.
O evento convergiu ciência, tecnologia, educação e comunicação, com abordagens de temáticas contemporâneas como o desenvolvimento de métodos de inteligência artificial para serem aplicados a problemas importantes da área da saúde; a gestão da inovação e transferência de tecnologia na saúde; a prática baseada em evidências; o desenvolvimento de testes moleculares rápidos e de baixo custo; o uso de recursos audiovisuais como ferramentas no ensino, pesquisa e extensão; construção de diversos tecidos humanos in vitro; neurônios biomarcadores, entre outros. De acordo com os organizadores, esses temas foram pensados com um olhar diferenciado, cujo foco foi voltado para questões pertinentes aos impactos sociais e saberes inerentes às práticas profissionais, transcendendo as questões que se vinculam meramente ao conhecimento teórico.
Palestrantes
Palestrantes de renome deram suas contribuições ao Congresso. Entre eles, figuraram o Dr. Guilherme Colla, da Biocelltis Biotecnologia, que ministrou a palestra "Produção de biomateriais e reconstituição de tecidos humanos"; o prof. Dr. Marco Alberto Medeiros, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abordou o tema "Desenvolvimento de vacinas, imunobiológicos e biossimilares"; a profª Dra. Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema "Desenvolvimento de testes moleculares rápidos e de baixo custo"; o prof. Dr. Fernando de Carvalho da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordou o tema "Por que nossos artigos são rejeitados: uma visão do editor"; o prof. Dr. Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, da USP, que ministrou a palestra "Big Data e Análise Preditiva em Saúde"; a profª Dra. Débora de Mello Gonçalves Sant'Ana, da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), com o tema "Como ter um cérebro feliz: gestão das emoções"; entre outros.
Duas mesas-redondas foram realizadas durante o Congresso. A primeira, no dia 6, no período vespertino, contou com a presença do Dr. Rodinelli Borges Oliveira, do INPI, e do Dr. Luizmar Adriano Júnior, da UFG, com a mediação da profª Dra. Joelma Abadia Marciano de Paula, da UEG, foi discutido o tema "Gestão da inovação e transferência de tecnologia na área da saúde". A segunda mesa-redonda aconteceu no dia 8 de março, tendo como temática "Mulheres na ciência: trajetórias de sucesso, expectativas e dificuldades". O debate teve a participação da profª Dra. Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, do Instituto Butantan; da profª Dra. Maria Clorinda S. Fioravante e da profª Dra. Marize Campos Valadares, da UFG, com moderação da profª Dra. Tânia Cristina Dias da Silva Hamu, da UEG.
Confira as fotos do evento.
(Comunicação Setorial|UEG)