O escritor Ito Pedragrande, heterônimo de Hailton Correa Lima, egresso do curso de Letras da Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás, lança, nesta semana, o seu quinto livro. Trata-se de um romance curto intitulado "Candá Dacá".
O escritor itauçuense já publicou dois livros de contos, um de poemas e outro romance curto. O último, lançado em 2023 com o título de "O Revés da Vingança", tem como temática a pandemia de covid-19.
Candá Dacá é um narrativa ficcional. Com ilustrações de Fábio Jufá, o livro traz a condição de um homem que ao amanhecer se depara com milhares de pessoas passando pela rua de sua casa. Ao resolver seguí-las, numa verdadeira saga, chega a um lugar perfeito. Mas não é bem como parece. A personagem torna-se o herói improvável diante de uma situação insólita, que leva o leitor a sensações múltiplas ante o estranho.
De acordo com o autor, que é policial penal e diretor da Unidade Prisional de Itauçu, a literatura lhe serve para canalizar as dores e angústias a que eventualmente é acometido; um meio de depurar o espírito de energias ruins. Segundo ele, exercitar a escrita em momentos vagos faz com que a vida fique mais leve. "Todos nós necessitamos de uma válvula, seja com escrita, com música, dança, artes plásticas, algum esporte, para nós mantermos no prumo", diz.
O evento de lançamento acontecerá na sexta-feira, 23 de fevereiro, na Secretaria de Educação e Cultura de Itauçu.
(Comunicação Setorial|UEG)