O Comitê de Gestão em Projetos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 9, na sala de reuniões da Reitoria, para alinhamento e apresentação do time inicial do PMO (Project Management Office) setorial, além da discussão e avaliação da maturidade da Universidade.
Da UEG, estiverem presentes na reunião o reitor, Antonio Cruvinel; a chefe do Escritório de Projetos e focal da Rede de Monitoramento de Projetos, Andrea Rodrigues dos Santos; a diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto; a chefe da Comunicação Setorial, Núbia Rodrigues; o gerente de Convênio e Captação de Recursos, Thaís Pena; o coordenador de Compliance e Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Murilo Sérgio Vieira Silva; e o gerente de Tecnologia e Inovação, Diogo Ramos. Entre os participantes da Secretaria-Geral de Governo, estavam presentes o superintendente dos Escritórios de Projetos do Governo do Estado de Goiás, Marsal Melo; o gerente da Central dos Escritórios de Projetos, Daniel Donadele; e o servidor do PMO, Gustavo.
Durante a reunião, foi discutida a implementação do Escritório de Gerenciamento de Projeto (PMO) em Goiás e a estruturação do PMO setorial na UEG, instituídos pelo Decreto nº 10.251, de 14 de abril de 2023.
No encontro foi abordado o quanto as boas práticas em gestão de projetos são essenciais para assegurar entregas consistentes, otimizando o contexto financeiro e agregando valor ao portfólio. Além disso, destacou-se que essas boas práticas aprimoram a tomada de decisão e também relatórios executivos, garantindo uma gestão mais eficaz e um desenvolvimento de projetos mais eficientes.
Outro assunto abordado foi o porquê de se ter um PMO. O objetivo é aprimorar o gerenciamento de projetos em termos de escopo, engajamento das partes interessadas, cronograma, custos, comunicação e riscos. Isso para promover um alinhamento estratégico e a governança de projetos para agilidade, integração e realização das entregas.
Também foram apresentados os próximos passos do Programa, que incluem metodologias e ferramentas; treinamentos e mentorias; e adaptações e melhorias.
Marsal Melo destacou a necessidade de união dos diferentes departamentos da Universidade. "A gente já tem um método definido, já tem a ferramenta. O PMO só terá sucesso se tiver o apoio de cada um de vocês que está aqui, cada um na sua área, para que a gente consiga traduzir esse trabalho e alcançar o maior número de pessoas possível", ressaltou.
(Comunicação Setorial|UEG)