A Universidade Estadual de Goiás (UEG) iniciou, na tarde do último dia 6 de fevereiro, a entrega dos notebooks disponibilizados aos docentes que se cadastraram para receber os computadores. No total, serão oferecidos 750 laptops aos docentes da UEG mediante empréstimo.
Os primeiros aparelhos foram entregues aos professores do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear). Quatorze professores do Cear receberam os computadores das mãos do prof. Dr. Raoni Ribeiro, pró-reitor de Graduação da UEG, e de Neusa Ravoroto, diretora de Gestão Integrada.
O prof. Márcio Dourado foi um dos contemplados pela iniciativa. "Ter acesso a uma máquina melhor, um computador de maior qualidade, com câmera, que possibilite as videoconferências, é fundamental para que o Cear consiga mais êxito ao longo do cumprimento de suas missões institucionais", contou.
A coordenadora do Cear, profa. Dra. Valéria Soares de Lima, ressaltou a importância desse momento. "Para a educação a distância, os notebooks vêm auxiliar principalmente no processo de mediação no ambiente virtual. Para nós, é um ganho muito grande, especialmente no início de semestre", disse.
O prof. Dr. Raoni Ribeiro destacou que essa ação vem ao encontro das demandas identificadas durante a pandemia. "Vimos que a universidade ainda carecia de um pouco de atenção na parte tecnológica. Nós, então, por meio da Diretoria de Gestão Integrada e Gerência de Tecnologia, iniciamos esse programa, com fomento próprio da Universidade, para que os professores possam conduzir as atividades pedagógicas, acadêmicas e de planejamento de forma eficiente", comentou.
Para Neusa Ravaroto, a aquisição dos computadores é um investimento estratégico. "Tudo aquilo o que a gente faz para melhorar as condições de trabalho dos docentes e dos técnicos é um investimento que agrega valor. Queremos poder facilitar a rotina de trabalho dos docentes, contribuir a mobilidade, fazer com que eles tenham melhores condições de operacionalizar seus trabalhos nas diferentes frentes dentro da Universidade", afirmou.
Inicialmente, cerca de 550 professores fizeram o pedido mediante formulário próprio e receberão os computadores na primeira leva de entregas. Para a distribuição dos laptops restantes, será aberta nova chamada ainda no mês de fevereiro, para que os professores possam fazer a solicitação.
(Comunicação Setorial|UEG)