O prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás (Cear|UEG) e dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Renac|UEG) e Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer|UEG) foi contemplado na Chamada Pública nº 14/2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto "Assimetrias ecológicas e políticas entre os biomas amazônia e cerrado: análises históricas e ambientais das transformações das fronteiras agrícolas brasileiras (1941 - 2014)" foi aprovado na faixa 1 do edital, que engloba projetos de pesquisa com comprovada articulação internacional entre grupos já estabelecidos e está apto a obter financiamento da até R$300 mil em bolsas e de até R$150 mil em custeio.
Entre as instituições internacionais envolvidas no projeto estão Harvard University, University of California Los Angeles (UCLA) e Mississippi State University (MSU), Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech) e International Food Policy Research Institute (IFPSI), dos Estados Unidos; Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), da Argentina; Universidad Nacional Autónoma (UNAM), do Mexico; e University of Innsbruck (UIBK), da Áustria.
O projeto reúne ainda pesquisadores de instituições de peso no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IP|JBRJ), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e a Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica).
Além disso, dois alunos do doutorado Renac, orientandos do prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, estão veiculados ao projeto.
Para o professor, esse recurso é fruto de um trabalho consistente realizado há anos. "É uma oportunidade de analisar historicamente as zonas de transição ecológica, especialmente em relação ao avanço da fronteira agrícola e que visa contribuir tanto para o entendimento da territorialidade, com a sua dinâmica espacial, social e histórica específica", disse.
O prof. Dr. Cláudio Stacheira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, destacou a importância da aprovação deste projeto na estratégia de internacionalização da UEG. "Esta é uma ação importante que destaca o quanto as pesquisas na área do cerrado são importantes para a região e para o país. Em conjunto com as demais ações que o Renac vem desenvolvendo em parceria com instituições do Centro-Oeste, esta iniciativa vai contribuir para fortalecer a agenda de presença e participação da UEG nas ações internacionais de ciência e tecnologia", disse.
Sobre o pesquisador
Sandro Dutra e Silva tem licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás; mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás; e doutorado em História Social pela Universidade de Brasília. Tem estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília e pela University of California, Los Angeles. Desenvolve pesquisas na área de História Ambiental, com ênfase na expansão da fronteira agropecuária no Brasil Central. Sua pesquisa envolve estudos relacionados à ocupação histórica do bioma Cerrado, com ênfase na Colonização, Migração, Revolução Verde no Cerrado, Desenvolvimento Agronômico do Bioma Cerrado, Instituições Agropecuárias no Cerrado, Fronteira da Soja, Desmatamento e Histórias Animais no Bioma Cerrado. É editor-chefe da revista Halac - Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña, a revista científica da Sociedade Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (Solcha). É Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Cátedra 49. Membro Fundador da Sociedade Goiana de História da Agricultura, cátedra 01. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq 2.
(Comunicação Setorial|UEG)