Quatro pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram homenageados nesta quinta-feira, 1º, no Hub Goiás, durante solenidade de apresentação dos vencedores do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pela Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Foram apresentados os 40 pesquisadores selecionados e os 15 vencedores, que se destacaram em suas áreas de atuação nas diversas categorias e subcategorias.
Na categoria Ciência da Vida, o professor João Carlos Nabout, do Câmpus Central da UEG, em Anápolis, ficou em 2º lugar como pesquisador destaque. O professor Valter Henrique Carvalho Silva, do Câmpus Central, ficou em 3º lugar na categoria Ciências Exatas - Pesquisador Destaque Sênior. Na área de Ciências Humanas, o professor Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves, do Câmpus Cora Coralina, recebeu o certificado de 3º lugar como Pesquisador Destaque Sênior. Na categoria Inovação para o Setor Empresarial, a professora Joelma Abadia Marciano de Paula, do Câmpus Central, obteve o 3º lugar como Pesquisadora Inovadora Sênior.
Com pesquisas focadas em áreas estratégicas, como segurança hídrica, biomonitoramento em ecossistemas aquáticos, efeitos das mudanças climáticas e da paisagem na biodiversidade do Cerrado, além de uso de técnicas de síntese da literatura científica, o professor João Nabout recebeu com alegria a homenagem. “Fico honrado e feliz com a indicação do meu nome para o Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2023. O trabalho que tenho desenvolvido na UEG só tem sido possível com a apoio da Instituição, dos meus alunos e de colaboradores e amigos. O ambiente de trabalho no laboratório é super agradável e isso estimula para continuar dedicado às pesquisas e à formação de alunos”, destaca.
Para o professor Valter Henrique, o Prêmio Fapeg dá publicidade, transparência e visibilidade aos resultados das pesquisas, inovações e projetos realizados em âmbito estadual, oportunizando que a sociedade tome conhecimento das ações de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidas em Goiás, bem como de seus impactos nas esferas cultural, científica, tecnológica, ambiental, econômica, humana e social. O alcance de suas pesquisas se estendeu a áreas como saúde, colaborando no estudo da degradação de sanitizantes e estabilidade de aditivos em combustíveis.
A pesquisadora Joelma Abadia recebeu com alegria o reconhecimento da Fapeg. Ela tem coordenado projetos de desenvolvimento e inovação de bioprodutos, utilizando, como matérias-primas, plantas da biodiversidade brasileira e exóticas.
"É uma demonstração de reconhecimento da Fapeg em defesa da ciência em Goiás. Ao premiar cientistas de distintos campos de saber em Goiás, a Fundação não apenas incentiva os pesquisadores, mas fortalece as instituições de ensino e pesquisa, como no meu caso a UEG", destacou o pesquisador Ricardo Júnior de Assis. O docente realiza pesquisas que abordam o tema Cerrado a partir de dinâmicas territoriais e implicações ambientais e econômicas de grandes empreendimentos como a mineração.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Claudio Stacheira, diz que o prêmio é resultado do trabalho que, de forma conjunta, os pesquisadores, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação têm feito apoiando e induzindo ações de pesquisa de excelência que, naturalmente, são resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo. "Isso demonstra a maturidade que a UEG tem, reforça a importância que ela tem no cenário estadual para o bom desenvolvimento do estado de Goiás e da região Centro-Oeste e nos ajuda a gradativamente demonstrar que a Universidade Estadual de Goiás é uma instituição especializada no estado, que entende de Goiás, que entende de Cerrado e que, cada vez mais, com o trabalho que vem sendo desenvolvido a partir das pesquisas, nós ganhamos importância e geramos mais contribuições para a sociedade goiana", salienta.
Participaram da solenidade várias autoridades, entre elas o reitor da UEG, Antonio Cruvinel; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Stacheira; o secretário estadual da Secretaria Geral de Governo, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico; o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima; o secretário estadual de Administração, Francisco Sérvulo Freire Nogueira; o presidente da Fapeg, Marcos Fernando Arriel; e o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin.
O prêmio
(Comunicação Setorial|UEG)