O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prof. Antonio Cruvinel, e o prof. Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves, coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Câmpus Cora Coralina (PPGEO|UEG) visitaram, na manhã do último dia 24, as instalações do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia.
Acompanhados do presidente do IHGG, Dr. Jales Mendonça, os professores conheceram as instalações recém-restauradas do Instituto, que funciona no primeiro edifício do Setor Sul, em Goiânia. O prédio tem grande importância histórica não só para a cidade, mas para o estado de Goiás.
Os professores também puderam conhecer todo o arcevo do IHGG, que inclui obras de diversos intelectuais goianos que contribuíram para a formação cultural e política de Goiás.
Por fim, foi apresentado o projeto da Hemeroteca - coleção ou conjunto organizado de periódicos como jornais e revistas -, por meio do qual o arcevo do Instituto é disponibilizado de forma virtual, com consulta livre para pesquisadores das mais diversas áreas utilizarem como fonte de informações e conhecimento. "Este projeto é de grande importância não só para o IHGG mas também para todo o sistema de educação e ensino de Goiás, que terá nesta ferramenta uma base para consultas e arquivamento", comentou Jales Mendonça.
Acesse aqui o portal da Hemeroteca do IHGG.
O Instituto se colocou à disposição da Universidade para participar ativamente das comemorações dos 25 anos da UEG, por entender que ela é parte relevante da história de Goiás.
Para o reitor da UEG, essa visita é bastante significativa. "O IHGG conta hoje com diversos docentes da Universidade como sócios e nós devemos estreitar laços, colaborando ativamente no importante trabalho do Instituto", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)