O artigo "Classificações, rótulos e girso: o panorama da discussão epistemológica da Educação Física brasileira no século XXI", dos professores Silas Alberto Garcia, do curso de Educação Física da Unidade Universitária de Porangatu, e Gabriel Carvalho Bungenstab, da Unidade Universitária de Goiânia-Eseffego da UEG, foi publicado no último dia 14 de dezembro na Revista Movimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
De acordo com os autores, o objetivo deste artigo foi analisar o panorama da discussão epistemológica da Educação Física brasileira, no século XXI, com o intuito de contribuir com novas chaves de leitura para o debate. Para tal, além da análise da produção científica do campo sobre o assunto, foram realizadas entrevistas com oito pesquisadores que publicam artigos sobre o tema da epistemologia, sendo eles: Valter Bracht, Mauro Betti, Paulo Fensterseifer, Pedro Hallal, Felipe Quintão de Almeida, Juliano de Souza, Marcelo Moraes e Silva e Ricardo Rezer. Silas e Gabriel explicam que a partir da produção científica e das entrevistas é possível concluir que a discussão epistemológica da Educação Física brasileira avança rumo a uma condição de pluralidade que parece vir acompanhada de problemas em relação à formação científica.
O artigo pode ser lido por
AQUI.
(Comunicação Setorial|UEG)