Aconteceu no último dia 06, no Laboratório Herbário Didático da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a oficina intitulada “Biologia do Solo: o solo vivo” como parte da programação do XI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. A oficina é uma ação vinculada ao Projeto “Educação Científica para além dos muros da univerisdade e da escola: estratégias para o ensino, aprendizagem, difusão e divulgação científica", fomentado pelo Edital CNPq/Fapeg nº 09/2022.
A oficina foi ministrada pelos professores Sabrina do Couto Miranda e Plauto Simão de Carvalho e pelos discentes do curso de Agronomia, João Pedro Barbosa de Souza Reis e Maria Clara Aguiar Holanda. Um total de 25 pessoas, oriundas de diferentes instituições brasileiras, inscritas no Simpósio Brasileiro de Educação em Solos participaram da oficina ministrada.
O tema “solo vivo” foi escolhido devido à sua relevância e importância no contexto mundial. A temática foi trabalhada de forma significativa nos diferentes espaços de ensino-aprendizagem, assim, na oficina discutiu-se sobre a abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Esta abordagem é atrelada ao trabalho do professor para construir uma ambiência investigativa em sala de aula.
A oficina foi delineada para percorrer as etapas do EnCI, a saber: Levantamento dos Conhecimentos Prévios; Contextualização Teórica sobre o tema; Apresentação da Pergunta orientadora da Investigação; Levantamento de Hipóteses; Coleta de Dados; Análise de dados; Retomada às Hipóteses; Conclusões e Procedimentos Futuros. A coleta de dados foi realizada na área do bosque da UEG Palmeiras de Goiás.
Os participantes da oficina se engajaram ativamente em todas as etapas propostas e ao final mostraram-se interessados em saber mais sobre o ensino por investigação e aplicar esta abordagem em suas diferentes áreas de atuação.
(Comunicação Setorial|UEG)