O Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sediado em Uruaçu, ganhou um novo instrumento pedagógico com a inauguração do Laboratório de Pedagogia Infância e Mídias (Lapim), idealizado pela professora Dra. Claudia Regina Bertoso Leite. A inauguração aconteceu no último dia 22 de novembro e contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino.
O Lapim tem a finalidade de promover o desenvolvimento prático escolar, em que os alunos da graduação e docentes do departamento de educação, estendido também a toda a comunidade, possam desenvolver projetos sociais, multiculturais, de estudo e pesquisa no processo, conciliando entre a teoria e a prática. A estrutura do laboratório é composta por recursos multifuncionais, como mesas, cadeiras, lousa digital, aparelho de TV, tablets, notebooks, colchonetes e diversos jogos lúdicos.
Dentro do laboratório pode ser realizado qualquer atividade com fim pedagógico, relacionada às práticas de ensino, pesquisa e extensão, como também atividades práticas por meio de oficinas pedagógicas, além da produção de materiais didáticos como instrumentalização para o ensino e o fornecimento de materiais didáticos e de multimídias para a prática de estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia, bem como para qualquer servidor.
Inauguração
Durante a tarde de inauguração, os acadêmicos do 6° período de Pedagogia proporcionaram um momento de ensino e interação sobre a temática Educação Ambiental e Cerrado para alunos da rede municipal de ensino. A atividade contou com a presença dos alunos do 5° ano “B” da Escola Municipal Professora Lastênia Fernandes de Carvalho, que realizaram uma visita e antes das atividades propostas puderam conhecer toda a estrutura da Universidade.
A ideia para este projeto de atividade surgiu durante uma aula de campo realizada pelos acadêmicos, através da disciplina de Atividades de Enriquecimento e Aprofundamento (AEA) ministrada pela professora Dra. Cássia Monalisa dos Santos Silva.
Após a apresentação da estrutura do Câmpus, foi realizado um Quiz do cerrado e uma “Word cloud” (nuvem de palavras). Enquanto isso, no pátio acontecia, com outro grupo de alunos, o “Ludo do Cerrado”, um grande tabuleiro confeccionado pela turma do 6° período com perguntas sobre o cerrado e a sua conservação e preservação.
Segundo a estudante Nayane, do 6° período de Pedagogia, as aulas de campo proporcionadas pela disciplina de AEA foram valiosas, fundamentais para área do conhecimento no âmbito educacional. “Como estamos no período de estágio do curso de Pedagogia, pensamos em como poderíamos aplicar essa mesma prática e conteúdo (Cerrado) com alunos do Ensino Fundamental. E depois de debatermos bastante, os acadêmicos chegaram à conclusão de que a melhor forma seria a lúdica e interativa. E como esperado, a prática pedagógica mostrou ser uma ferramenta extraordinária e a metodologia utilizada também mostrou ser muito eficaz. Amei fazer parte de cada momento, vi na teoria e na prática que o ensino e aprendizagem de forma que possamos experimentar e colocar em prática o que estudamos é bem mais eficaz”, destaca a aluna.
(Comunicação Setorial|UEG)