O artigo “Pedagogia em contexto histórico e digital: interlocuções contemporâneas” das pesquisadoras Cláudia Helena dos Santos Araújo (PPGE|IFG), Olira Saraiva Rodrigues (PPG-Ielt|UEG) e Mary Aurora da Costa Marcon (Ceadi|Semed), foi publicado na revista “Perspectivas em Diálogo” da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no dia 5 de dezembro.
O artigo, fruto de estudos do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa e coordenado pela professora Olira, aborda conceitos da Pedagogia em contextos escolares e não escolares, discutindo a temporalidade histórico-cultural e a reconstrução docente on-line. Os elementos constitutivos são apresentados a partir das relações de mediação entre os sujeitos, com suas intenções, cooperações e inter-relações com o objeto do conhecimento.
As pesquisadoras dizem que o artigo também explora os processos educativos em dimensões formais, não formais e informais na contemporaneidade, utilizando operadores conceituais da literatura pedagógica e tecnológica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, na qual apresenta indicadores que questionam o ambiente de gestão de aprendizagem além da virtualidade, com artefatos históricos e digitais, na construção de novos caminhos para a Pedagogia.
O artigo pode ser lido por meio deste link.
As autoras
Olira Saraiva Rodrigues é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG) e professora formadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG); pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (Flup); pós-doutora em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ); doutora em Arte e Cultura Visual (UFG); mestra em Educação (PUC-GO); e graduada em Letras (UEG). É líder do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq).
Cláudia Helena dos Santos Araújo é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pesquisadora. Atua no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação do IFG, na linha de pesquisa Teorias Educacionais e Práticas Pedagógicas; e no Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós-doutora em Estudos Culturais pela UFRJ e mestre em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq).
Mary Aurora da Costa Marcon é diretora do Centro de Ensino a Distância Professora Marisa Gonçalves Pereira (Ceadi). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq).
(Comunicação Setorial|UEG)