O artigo “Um olhar para a literatura negra com viés decolonial: implicações para um letramento literário crítico na plataforma Skoob” da professora Olira Saraiva Rodrigues, da UEG, e da mestranda Luane Gomes Almeida, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Ielt|UEG), foi publicado na revista “Pensares em Revista” da UERJ, em 28 de novembro.
O artigo, fruto de estudos do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq), vinculado ao diretório de Grupos de Pesquisa e coordenado pela professora Olira, discute o papel da literatura de cunho decolonial, com ênfase na literatura produzida por mulheres negras, como pressuposto para formação de um letramento literário crítico na plataforma Skoob, uma rede social de leitura virtual, aberta e gratuita.
A pesquisadora diz que o estudo pontua que a plataforma Skoob exibe potencial pedagógico para a prática dos multiletramentos ao “dar voz” ao leitor, que, por meio de suas interlocuções e posicionamentos, constroem os sentidos de suas experiências literárias, a partir do uso de múltiplas linguagens, contribuindo para ratificar o lugar da literatura negra, assim como sugerir agência nas escolhas literárias por meio de um espaço dialógico e discursivo crítico.
O artigo pode ser lido por meio deste link.
Sobre as autoras
Olira Saraiva Rodrigues - é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG) e professora formadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG); Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (Flup); Pós-doutora em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ); Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG); Mestra em Educação (PUC-GO); e graduada em Letras (UEG). É líder do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (Lecce|CNPq).
Luane Gomes Almeida - é graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí. Atua como professora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal/ Brasília. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG (Ielt|UEG). Integrante do Grupo de pesquisa Lecce|CNPq - Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação.
(Comunicação Setorial|UEG)