Tem início nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 9h, e segue até amanhã, 2, na Unidade Universitária de Pirenópolis, o 1º Simpósio de Educação em Rede (Sier), com o tema "Pedagogias e tecnologias para a educação em rede". O evento é realizado pela Universidade Estadual de Goiás, por meio do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG).
O Simpósio é aberto a docentes e discentes da UEG e de outras instituições de ensino superior e reunirá acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação de destaque na área. Segundo os organizadores, o evento representa um marco importante na promoção do diálogo e no compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tendências em educação em rede.
O 1º Sier abordará temas relevantes, como tecnologia na sala de aula, métodos de ensino inclusivos, avaliação educacional e desenvolvimento de habilidades do século XXI. Além disso, busca estimular a construção de redes de contatos e parcerias entre os participantes, fomentando a colaboração e a disseminação de boas práticas no campo da educação em rede. Ao promover uma atmosfera de aprendizado dinâmica e inspiradora, o Simpósio de Educação em Rede visa catalisar avanços significativos na forma de conceber e implementar o processo educacional no mundo interconectado de hoje.
Para a conferência internacional de abertura do Simpósio, a UEG irá receber o professor Dr. Antônio Moreira, da Universidade de Coimbra, de Portugal, que vai abordar o tema "Pedagogias e tecnologias na EaD", com transmissão da UEG TV.
O palestrante
Antônio Moreira é doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra. Professor associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância; coordenador executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta. Realizou as provas de agregação na área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea científica de Educação a Distância e em Rede pela Universidade Aberta. Coordenador estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia; e professor convidado no curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos. Investigador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde assume a coordenação do Pelouro Multimédia e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, onde coordena o Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior.
(Comunicação Setorial|UEG)