Na última segunda-feira, 27, os alunos do 6º e 8º períodos do curso de Licenciatura em História da Unidade Universitária de Porangatu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sob orientação do prof. Luis Rafael Valadão e com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (Lapehis), realizaram a I Mostra Científica de História de Goiás.
Os estudantes apresentaram comunicações sobre diversos aspectos relacionados à história de Goiás, abordando temáticas que incluíram desde as expedições ao solo goiano antes de Anhanguera, passando pelo processo de ocupação, mineração e relação com os indígenas, até cultura, arte, a decadência do ouro e a introdução da agropecuária.
A I Mostra Científica de História de Goiás reflete o ano produtivo pelo qual o curso de História da UnU Porangatu tem passado. Segundo o prof. Luís Rafael, a Mostra é o resultado das boas ações que envolveram o curso, desde os projetos de aulas de campo, como o realizado no início de novembro, intitulado "Aula de História em espaço não escolar: Cidade de Goiás - história, memória e patrimônio", até o projeto de extensão "De Porangatu ao Descoberto: uma viagem pelo retrovisor de 2023 a 1822". Esses projetos destacam a necessidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão, enfatizada por meio de diversas ações e com ampla participação dos acadêmicos.
A acadêmica Thacila, do 8º período, pontua que a I Mostra Científica de História de Goiás proporcionou aos estudantes a oportunidade de se aprofundarem nas pesquisas instigadas pelas disciplinas do curso de História. "A partir das experiências dos acadêmicos com o conhecimento sobre a História de Goiás, abordamos temas para investigação e aprofundamento. Em síntese, foi gratificante buscar sentido na história de Goiás por meio da pesquisa, além de poder compartilhá-la e aprender com as apresentações dos colegas", explica.
Para o professor Luis Rafael, ultrapassar as paredes da sala de aula e da disciplina, envolvendo toda a comunidade acadêmica da UnU, é o grande ganho do evento. "Mais do que apenas os acadêmicos da disciplina de História de Goiás ampliarem seus conhecimentos, era necessário que os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre fossem compartilhados para apreciação de todos. Desse modo, a presença de acadêmicos e docentes dos diversos cursos da Unidade reforça a necessidade do fortalecimento de ações que envolvam a produção científica, devendo ser ela uma prática rotineira na vida acadêmica", afirma.
(Comunicação Setorial|UEG)