Na última quinta-feira, 16 de novembro, os alunos da 3ª turma de Direito do Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG) visitaram os órgãos superiores do Poder Judiciário em Brasília - Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A visita técnica fez parte do componente curricular de Estágio Supervisionado II do curso.
Os estudantes conheceram a estrutura do edifício sede do STF, como o Salão Nobre, onde são recebidos presidentes, reis, rainhas e demais autoridades de países estrangeiros; o espaço dedicado aos bustos de juristas, como Rui Barbosa e o ministro Victor Nunes Leal; e o plenário, onde ocorrem as sessões de julgamentos.
No STJ os alunos conheceram toda a história de construção do prédio, museus, plenários de julgamentos e salões de recepção. Ao final do dia de visitação, os acadêmicos foram recepcionados no TJDFT, onde tiveram acesso à história e conheceram os prédios, anexos e sua jurisdição. Durante a visita, o Câmpus Norte da UEG foi presenteado com o livro "TJDFT 60 Anos: Publicação comemorativa histórico-cultural desenvolvida pela Casa".
Segundo a professora Kátia Almeida, responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado II, as visitas técnicas são uma complementação ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Direito. "Explorar a organização, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário estimula os estudantes a construir um aprendizado significativo, possibilitando conectar o conhecimento teórico com a prática jurídica", justifica. Kátia diz que foi extremamente gratificante oportunizar aos acadêmicos essa experiência de como funciona a rotina dos Tribunais Superiores, bem como possibilitar conhecer como são realizadas as sessões de julgamentos no STF, no STJ e no TJDFT.
Para a acadêmica Dienifer Silva, a visita auxilia os discentes a se familiarizarem com o ambiente jurídico, além de todo aprendizado que proporciona para a capacitação como profissional. "Esse tipo de interação do estudante de Direito com o mundo jurídico é algo indispensável, pois nessas visitas técnicas nós conseguimos visualizar com mais clareza o futuro que almejamos", destaca a estudante.
(Comunicação Setorial|UEG)