A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade Tsinghua, da China, firmaram na última segunda-feira, 13, uma parceria para cooperação acadêmica, científica e cultural, visando o aumento de oportunidades educacionais para os estudantes de ambas as instituições.
A parceria conta com a intermediação do Centro Brasil-China, representado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e foi formalizada pelo governador Ronaldo Caiado durante visita ao Departamento de Engenharia Química da UFRJ. Também estiveram presentes na ocasião o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales; e o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel (por videoconferência).
Entre as ações previstas na colaboração entre as duas instituições de ensino estão o intercâmbio de alunos, docentes e pesquisadores; programas de formação conjunta de graduação a doutorado; organização de projetos de pesquisa conjuntos; e intercâmbio de informações e publicações, entre outras atividades.
O reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, afirma que a importância de acordos bilaterais dessa natureza reside especialmente na possibilidade de trocas de experiências por meio dos docentes, discentes e pesquisadores. "Isso permite que possamos dar passos largos na internacionalização, buscando reforçar as estruturas da nossa universidade. A busca contínua por esse trabalho faz com que a UEG possa prosperar no sentido de conseguir mais parcerias, mais possibilidades de interação com outras instituições", comemora.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEG, prof. Claudio Stacheira, a parceria é de grande relevância para a UEG, tendo em vista que faz parte do planejamento integrado para internacionalização da pesquisa e da pós-graduação da Universidade. "A partir da formalização dessa parceria começam as ações de desenho conjunto de projetos e, em breve, as ações de intercâmbio, para promover pesquisas nas áreas de biodiversidade, bioeconomia, produtos da áreas de saúde e produção de alimentos", explica.
Universidade Tsinghua
A Universidade Tsinghua, sediada em Pequim, China, é conhecida por seu ensino e pesquisa de alta qualidade e seu compromisso social. Dedicada à inovação, a universidade se empenha em promover o pensamento inovador e perspectiva global com vistas a uma combinação de desenvolvimento abrangente e individual.
A instituição conta com instalações de ensino e pesquisa de classe mundial e tem a colaboração e o envolvimento internacional como fundamentais para sua missão. É atualmente considerada a melhor universidade do país e a 12ª do mundo pelo ranking Times Higher Education.
(Comunicação Setorial|UEG, com imagem de Júnior Guimarães)