A Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem três cursos, em várias ofertas, com notas 4 e 5 (em uma escala que vai de 1 a 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que foi divulgado na última terça-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cursos obtiveram esses resultados com base nas provas realizadas em novembro do ano passado com alunos concluintes. Para o Ministério da Educação (MEC), essas notas são consideradas excelentes.
O curso de Direito do Câmpus Norte e Câmpus Sul obtiveram 5, nota máxima na avaliação. Para o professor Rodrigo Messias, diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA) da UEG, este feito demonstra a qualidade da abordagem pedagógica e o empenho dos estudantes e professores em buscar a excelência acadêmica. "Parabéns a todos que contribuíram para esse sucesso", parabeniza.
Já os cursos que alcançaram nota 4 foram: Administração, Direito e Ciências Contábeis do Câmpus Metropolitano de Aparecida de Goiânia; Ciências Contábeis da UnU CSEH - Nelson de Abreu Júnior; Direito da UnU Palmeiras de Goiás e Direito da UnU Pires do Rio. Esses resultados demonstram, segundo o professor Rodrigo, o reconhecimento merecido pelo esforço constante em busca da melhoria da qualidade de ensino e compromisso com o sucesso dos alunos.
Além destes, cinco cursos obtiveram nota 3 em treze ofertas. O que representa uma avaliação em conformidade com a média nacional. Para aqueles que obtiveram o conceito 2, o diretor do Instituto considera uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
De acordo com o pró-reitor de Graduação da UEG, professor Raoni Ribeiro Guedes Fonseca Costa, as notas obtidas no Enade são relevantes não apenas para os estudantes, mas também para as instituições de ensino superior. Ele conta que os resultados do exame são usados para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que são indicadores de qualidade que impactam a avaliação e o reconhecimento dos cursos. Além disso, segundo ele, as instituições bem avaliadas no Enade têm maior visibilidade e credibilidade no meio educacional. Ele afirma que a UEG, tem organizado em seu planejamento ações que viabilizem a elevação da nota nas avaliaçoes externas, buscando a melhoria continua da qualidade de ensino. “Os profissionais envolvidos nesse processo, servidores, docentes e principalmente nossos discentes recebem o mérito pelos resultados aqui apresentados”, completa.
Enade
Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.
O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.
(Comunicação Setorial|UEG)