O superintendente Central de Contabilidade e contador-geral do Estado de Goiás, Ricardo Borges de Rezende, e sua equipe visitaram a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás, na última segunda-feira, 30 de outubro, para compartilhar o Prêmio do 1° lugar do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi 2023, concedido pelo Tesouro Nacional ao Estado de Goiás.
Segundo o superintendente, o objetivo é visitar todas as pastas comunicando a premiação, atribuída ao trabalho de todos os contadores públicos do Estado. "Esse é um prêmio do estado de Goiás, que hoje é uma referência em contabilidade graças a esse serviço", explicou.
Com o melhor desempenho absoluto no ranking nacional, Goiás alcançou nota A e um total de 132,29 pontos. Números que demonstram “a transparência das informações, para a gestão do Estado e também para sociedade goiana”, conforme destacou a própria secretária Selene Peres.
Em segundo lugar, foi premiado o Estado de Rondônia, com 130,61 pontos, e o Espírito Santo ficou em terceiro lugar com 130,07 pontos.
O superintendente, que estava acompanhado das servidoras Edileni Francisco dos Santos e Valquíria Andrade de Souza e é ex-servidor da UEG, foi recebido na Universidade pelo reitor Antonio Cruvinel; pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máscimo; pelo diretor de Gestão Integrada, Talles Mendes; pelo procurador setorial, Marcelo Carlos Maia Pinto; pela chefe da Comunicação Setorial, Núbia Rodrigues; pela gerente de Contabilidade, Flávia Maria Gonçalves, e toda a sua equipe; pelo gerente de Gestão e Finanças, Nário Mota; pela gerente de Convênios e Captação de Recursos, Neusa Ravaroto; e pelo gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Claudiomar Rodrigues.
O prêmio
O Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é baseado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi, lançado em 2020 pelo Tesouro Nacional e que atualmente conta com mais de 100 checagens automatizadas de consistência das informações, inseridas por estados e municípios no Siconfi.
Esta é a primeira edição do prêmio, criado para valorizar a qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis dos entes da federação, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade das informações contábeis dos Estados e municípios.
Foram reconhecidos os três primeiros colocados em quatro categorias: Estados e Distrito Federal; Capitais; Municípios com mais de cem mil habitantes; e Municípios com até cem mil habitantes. Os entes premiados receberam troféu ou placa e os profissionais de contabilidade responsáveis pelo envio das informações no Siconfi também foram agraciados com os certificados individuais de reconhecimento. Pela UEG, o certificado foi recebido pela gerente de Contabilidade, Flávia Maria Gonçalves.
(Comunicação Setorial|UEG)