Na última terça-feira, 24, os professores do Câmpus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Leandro Daniel Porfiro, Nília Lacerda e Solemar Silva Oliveira, junto com outros 27 escritores, foram homenageados com uma moção de aplauso na Câmara Municipal de Anápolis em reconhecimento por suas trajetórias.
Além da homenagem, que foi uma iniciativa do vereador prof. Marcos Carvalho, a ocasião também proporcionou aos professores o lançamento de seus livros.
O prof. Leandro Porfiro, um dos homenageados, afirma que a iniciativa do vereador prof. Marcos ajuda a promover a cultura ao mesmo tempo em que reconhece os escritores da cidade. "A moção de aplauso é uma grande homenagem para nós, escritores, pois valoriza a nossa contribuição para a literatura de Anápolis. Nos sentimos lisonjeados e valorizados pela homenagem. E dividir este momento com pessoas tão ilustres foi realmente algo diferenciado. Foi um momento ímpar e de valorização do trabalho intelectual", comemora.
Em seu livro "Tudo está conectado, natureza, ciência e pensamento", publicado pela Editora UEG, o prof. Leandro busca enxergar a essência das coisas a partir da ciência e da filosofia, relacionando ambas com o mundo. Na obra, o físico convida todos para o que ele chama de "uma aventura através da física".
A docente do curso de Química e também escritora, Nília Lacerda, lançou a obra “A produção artesanal do papel de fibra de bananeira em um contexto educacional”, voltado para a preservação ambiental e o resgate e valorização de técnicas artesanais, utilizando o tema para o ensino de conceitos científicos, ambiente e cidadania. "A ideia é relacionar esse tema gerador com os conteúdos de química, para tornar seu ensino mais significativo para os alunos", conta a autora.
Já o livro "Atirador de Facas", de autoria do prof. Solemar Silva Oliveira, é uma coletânea não conceitual, de minicontos sobre temas diversos. A série aborda conteúdos filosóficos essenciais, os dilemas e as agruras das mais diversas existências. Segundo o professor, o livro é um exercício estilístico e tem a literatura como personagem. Para ele a homenagem foi um momento único e essencial. "A iniciativa contempla os autores anapolinos e confirma que em Anápolis há escritores de qualidade, fazendo literatura de bom nível. O evento apresenta esses autores para a sociedade e registra as entidades literárias e seu papel de fomentar e edificar as letras na cidade", destaca.
Sobre os autores
Leandro Daniel Porfiro: possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás; Especialização em Formação de Professores pela Universidade Católica de Goiás; Especialização em Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília; Mestrado em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás; Doutorado em Educação - PUC. É Professor da Universidade Estadual de Goiás.
Nília Oliveira Santos Lacerda: possui graduação em Licenciatura em Química; Especialização em Ensino de Química, em Métodos e Técnicas de Ensino (Universo) e Ciências da Natureza (UnB); Mestrado em Educação em Ciências (UnB); Doutorado em Educação em Ciências (UnB). É docente da UEG, coordenadora do Pibid e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências. É secretária executiva da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. É pesquisadora nas seguintes linhas: Educação CTS, Formação de Professores, Materiais Didáticos, Processos de Ensino-Aprendizagem e Experimentação.
Solemar Silva Oliveira: possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás; Mestrado em Física pela UFG; Doutorado em Física Básica pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado no Laboratório de Cristalografia Estereodinâmica e Modelagem Molecular (LaCrEMM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor efetivo da UEG. É professor permanente do Mestrado em Ciências Moleculares do Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEG. É Membro do Grupo de Química Teórica e Estrutural de Anápolis; do Conselho Estadual de Cultura de Goiás; da Academia Anapolina de Letras (vice-presidente); da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás; e da União Literária Anapolina. Vencedor da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos.
(Comunicação Setorial|UEG)