A aluna Ana Paula Gandara do Nascimento, juntamente com o professor Manoel Soares de Aragão e a ex-professora Josélia Batista Dias de Souza, ambos do curso de Agroecologia da Unidade Universitária de Campos Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), publicaram o artigo "As características físico-químicas da manga espada (Mangifera Indica) e sua participação no mercado brasileiro de exportação", na Revista Altus Ciência, da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), Minas Gerais.
De acordo com os autores, o Brasil é considerado um grande produtor e exportador de manga a nível mundial, sendo que sua principal vantagem está na qualidade da produção e na quantidade de área utilizada para cultivo. O artigo tem como objetivo geral analisar as propriedades físicas e químicas da manga espada e quais as principais possibilidades de sua comercialização no mercado externo brasileiro.
O artigo demonstra que ao se compreender as propriedades físicas e químicas da manga espada é possível refletir também sobre o aperfeiçoamento das técnicas e dos métodos para comercialização, em torno da consolidação do comércio do fruto dentro do mercado externo do País. Para a produção do artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura, em materiais e publicações já existentes. Com a pesquisa, baseada em autores como Rocha et al. (2001), Benevides et al. (2008), e Soares e José (2013), foi possível verificar que a manga possui nutrientes que são considerados essenciais para o bom desempenho do organismo e que, com o desenvolvimento de técnicas para que seja possível sua comercialização para lugares cada vez mais distantes, sem que haja perda da qualidade da fruta, a produção da manga poderá se destacar cada vez mais no mercado nacional e internacional.
O artigo pode ser acessado por este link.