O professor Eleandro Adir Philippsen, do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sediado em Formosa, lançou o livro "Codocência e surdez: por uma educação inclusiva efetiva e conceitual", resultado da sua tese de doutorado, que teve como título "Formação inicial de professores de Química em uma perspectiva de atuação profissional como tradutor e intérprete de Língua de Sinais: um estudo sobre a codocência”, defendida em 2018 na Universidade de Brasília.
De acordo com o professor, em 2010, ao entrar na sala de aula, se deparou com um estudante surdo. "Havia, também, uma pessoa responsável pela mediação linguística, a 'intérprete educacional'. Nos apresentamos e, iniciada a aula, comecei a falar sobre átomos, elementos químicos, substâncias químicas [...]. Ao olhar para a intérprete, percebi que quando eu utilizava esses termos – da linguagem científica – ela não 'batia mão' para falar com o estudante surdo. Ao final da aula, perguntei por que ela não traduziu/interpretou aquelas palavras para o estudante surdo. Ela disse “isso aí, não tem jeito”. Apesar da existência de leis e decretos, as pessoas surdas ainda enfrentam obstáculos linguísticos que as impedem da participação efetiva nos processos educativos, especialmente no âmbito formal", explica Eleandro.
O livro do professor, lançado pela Dialética Editora, apresenta para os sistemas educacionais uma modalidade de serviço que tem bons resultados no âmbito da educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes surdos e não surdos. "O conceito básico da codocência prevê que dois profissionais atuem juntos no âmbito educacional, planejando, ensinando-aprendendo e avaliando em uma mesma sala de aula. Ambos são professores, mas um deles, além disso, é tradutor e intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa", diz. A obra, portanto, trata da importância da codocência para o processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos e não surdos por uma educação inclusiva efetiva e conceitual.
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O autor
Eleandro Adir Philippsen é licenciado em Ciências, com habilitação em Química (UEG-Formosa); Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB); Doutor em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB). É docente e coordenador na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Nordeste. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ensino de Ciências/Química, atuando principalmente na formação de professores. Pesquisa sobre educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes surdos e não surdos. Atua no Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas (Lima/UEG/CNPq), com pesquisas sobre Teorias da Criatividade e Formação de Professores.
(Comunicação Setorial|UEG)