Realizado pela primeira vez na Região Centro-Oeste, o XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro, em dois ambientes: na Unidade Universitária de Caldas Novas e no Centro de Convenções diRoma.
Na abertura, a coordenadora geral professora Nilia Lacerda, incentivou todos a aproveitarem ao máximo o encontro. "Façam conexões, desafiem suas próprias ideias e sejam abertos a novas possibilidades. Cada um de nós desempenha um papel fundamental no futuro da educação e é juntos que poderemos alcançar realizações extraordinárias", disse.
A coordenadora da UnU Caldas Novas, professora Adriana Roveri, deu as boas-vindas aos professores e enalteceu o Enpec. "Esse encontro tornou-se espaço vital para troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias que impactam positivamente o cenário educacional brasileiro", salientou.
Já o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, destacou o papel de formação de docentes da UEG. "Queremos continuar formando os responsáveis por fazer com que o mundo melhore, que são os docentes", afirmou.
A mesa diretiva foi composta pelo reitor Antonio Cruvinel; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Caldas Novas, Sérgio Gustavo da Silva, representando o prefeito Kleber Luiz Marra; a coordenadora da UnU Caldas Novas, Adriana Roveri; o presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), Celso Sanches; a secretária executiva da Abrapec e coordenadora geral do Encontro, professora Nilia Lacerda; o vice-coordenador geral do Enpec, Ademir Pereira; e a coordenadora da área de Ensino da Capes, professora Ivanise Maria Rizzatti, que ministrou a palestra de abertura.
A banda Oscar Santos e o Ballet Infinity marcaram a parte das apresentações culturais do evento.
O encontro
O XIV Enpec trouxe como tema "Pensar o conhecimento, agir em sociedade" e debateu a pluralidade epistemológica presente nas pesquisas em Educação em Ciências e seus desdobramentos político-sociais no contexto atual do Brasil e do mundo, particularmente, quanto à valorização do conhecimento e sua relação com a ação humana, tais como a solidariedade, o cuidado com o bem comum, a cidadania, a inclusão e a comunicação, dentre outras ações que são objetos de estudos em Educação em Ciências.
O Enpec teve como objetivo potencializar interações entre professores-pesquisadores do campo da educação em ciências, estudantes e profissionais da educação básica, superior, pós-graduação, e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em apresentar e discutir pesquisas neste campo científico.
A programação contou com painéis, mesas-redondas, rodas de conversas, palestras, mostras e lançamentos de livros. Entre as atividades realizadas na UnU Caldas Novas foi apresentado o Baú da Ciência, um contêiner desenvolvido pelo Câmpus Ceres do IF Goiano, onde foram apresentados a toda a comunidade pequenos experimentos nas áreas da Química, da Física e da Biologia.
(Comunicação Setorial|UEG)