No último sábado, 23 de setembro, os professores Ricardo Assis Gonçalves e Murilo Souza e o discente Donizette Soares, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (PPGEO|UEG), sediado no Câmpus Cora Coralina, na cidade de Goiás, reuniram-se com representantes da Plataforma Articulada para el Desarrollo Integral Territorial (PADIT), coordenada pelo Ministério da Economia de Cuba, através do Instituto Nacional de Investigações Econômicas cubano.
Na reunião os professores e aluno do Mestrado em Geografia da UEG conhecerem as experiências e ações da PADIT focadas no desenvolvimento local e territorial e compartilharam experiências em economia solidária e questões de gênero, produção e comercialização de alimentos saudáveis com foco em práticas agroecológicas, soberania alimentar, turismo de base comunitária, desafios da diversificação de economias locais e comunicação popular. A reunião serviu ainda para demonstrar as possibilidades de fortalecimento de parcerias e projetos envolvendo pesquisadores brasileiros e cubanos.
O encontro contou com a presença dos professores Nilton José, Jaqueline Talga e Tiago Lopes, da Universidade Federal de Goiás (UFG); a professora Márcia Pelá, do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan); Dagmar Talga, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP); e Sueli Sousa, doutoranda pelo Iesa/UFG.
No decorrer desta semana, os professores e aluno do PPGEO|UEG e demais membros da equipe realizarão atividades no Centro de Desenvolvimento Local da Universidade de Granma (UDG) e na TV Serrana e participarão do Congresso Cubano de Desenvolvimento Local.
A missão científica da equipe da UEG em Cuba acontece graças ao programa de incentivo à internacionalização da Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP|UEG).
(Comunicação Setorial|UEG, com fotos de Dagmar Talga e Fernanda Martins)