Visando aliar a teoria à prática, vários cursos optam por realizar visitas técnicas ou viagens de campo para aproximar os alunos do mercado de trabalho. Recentemente, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), cursos ofertados no Câmpus Sul, em Morrinhos; no Câmpus Metropolitano, em Aparecida de Goiânia; e nas unidades universitárias de Iporá e Campos Belos realizaram atividades nesse sentido.
No último final de semana, 16 e 17 de setembro, o curso de História realizou sua primeira viagem, organizada conjuntamente entre as turmas do Câmpus Sul, em Morrinhos, e da Unidade Universitária de Iporá, com articulação da Coordenação Central do curso. Os estudantes visitaram as cidades de Anápolis e Goiás.
Em Anápolis, de acordo com o coordenador central, professor Robson Gomes Filho, os discentes de Morrinhos visitaram o Mosteiro da Ordem da Santa Cruz e o Centro Islâmico, como parte das disciplinas de História Medieval I e II. Já na Cidade de Goiás, os alunos de Morrinhos se juntaram com os de Iporá para visitarem o Museu de Arte Sacra, Museu Palácio Conde dos Arcos, Museu das Bandeiras, Casa de Cora Coralina e o Mosteiro da Anunciação. Foram contempladas as disciplinas de História de Goiás I e II. "É pretensão do curso organizar anualmente uma série de visitas guiadas e aulas-campo articuladas entre as várias representações do curso, garantindo, com isso, que os alunos compartilhem experiências não apenas dos locais históricos visitados, mas igualmente das suas localidades onde estudam", planeja Robson.
No início do mês, os alunos do curso de Administração do Câmpus Metropolitano, com sede em Aparecida de Goiânia, visitaram o Laticínio Bela Vista, em Piracanjuba. Segundo a coordenadora do curso, professora Fabiana Custódio, poder contextualizar a teoria com a prática é uma forma ativa de levar os alunos a um novo aprendizado. "A visita técnica oportuniza aos alunos buscar conhecimentos em uma grande empresa e atender aos dispositivos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Educação", explica a coordenadora.
Em setembro também os alunos do 8º período do curso de Letras da Unidade Universitária de Campos Belos, dentro da orientação de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, viajaram para Brasília, onde conheceram o Centro Interescolar de Línguas (CIL) e o Centro Educacional Lago (CEL).
No CIL, os estudantes puderam dialogar com professores, supervisores pedagógicos e alunos, que contaram a história de sucesso do Centro de Línguas na luta pela inclusão ao ensino de idiomas em escolas públicas e de qualidade. Já no CEL, os alunos da UEG conheceram outro projeto de implementação de escola pública de nível médio bilíngue que visa promover a inclusão e diminurir as desigualdaddes sociais de alunos que residem em áreas periféricas da capital federal. Para Jacimar Cavalcante, professor da UEG e responsável pela organização da viagem de intercâmbio, o objetivo foi cumprido. "É fundamental que os estudantes conheçam outras experiências de formação em língua estrangeira, especialmente os sistemas públicos desta modalidade", explica.
(Comunicação Setorial|UEG)