O professor Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da UEG, foi um dos três premiados nesta terça-feira, 12, no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (Goiás) durante o 20º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Jataí. Trata-se de um prêmio aquisição, por meio do qual a obra ”Gângster da Santa Marta”, de autoria de Rafael, passa a fazer parte do acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.
"O prêmio representa um grande incentivo para a pesquisa artística que está sendo desenvolvida. É um reconhecimento que abre portas para novas oportunidades", diz o professor, que destaca o apoio institucional da UEG como de fundamental importância para o alcance desse tipo de resultado.
Segundo Rafael, ”Gângster da Santa Marta” é um estudo sobre uma fotografia de um boi encontrada como lixo pelas ruas de Goiânia. "A partir desse arquivo de ignição iniciei a construção de um atlas por meio de uma cartografia dos vestígios deixados pelo animal na internet", explica o professor. A obra, de acordo com o autor, é uma instalação artística com peças em fotografia e vídeo. "A obra nos convida a questionar os valores e prioridades de uma sociedade que coloca o lucro acima do bem-estar dos seres vivos”, declara Rafael.
Os outros premiados são: Iuri Dias, do Mato Grosso do Sul, com as obras “Montada no burro zebrado” e “Porqueira”, e Diego Guevara, do Rio de Janeiro, com “Desenho em 5D”.
Sobre o salão
A exposição do 20º Salão Nacional de Arte de Jataí apresenta obras de 38 artistas, representantes de todas as regiões do País e dos estados de Pernambuco, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, selecionados entre 465 inscritos.
A seleção foi feita pelo jornalista paulista Celso Fioravante, que também é editor do Mapa das Artes, pelo curador e diretor da Vila Cultural Cora Coralina de Goiânia, Gilmar Camilo e pelo galerista goiano e organizador da Feira de Arte de Goiás (Fargo), Sandro Tôrres.
As obras ficarão expostas até o dia 12 de novembro, com entrada franca, no Museu de Arte Contemporânea de Jataí, que fica na Rua Castro Alves, 468, Centro, Jataí-GO.
(Comunicação Setorial|UEG)