O Dia Nacional do Cerrado será celebrado pelo Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Teccer|UEG), com uma programação que segue até o próximo dia 16, dentro da III Semana Integrada do Cerrado.
A UEG é parceira do evento que comemora os 20 anos da criação do Dia do Cerrado e contará com diversas atividades virtuais e presenciais, que ocorrerão nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Nesta terça-feira, 12, das 14h às 17h, na Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior, acontecerá uma mesa-redonda com dois temas: "Dinâmica do uso da terra e valoração econômica e ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Passa-Três, Município de Uruaçu", com a participação do egresso Wellington Ribeiro Martins; e "Rio Meia Ponte em Goiás: um olhar sobre a sua história e seu valor ambiental (1933 a 2021)", com o egresso Felisberto Rodrigues Tavares, sob a mediação do discente Fernando Henrique Ferreira Cardoso e da professora Adriana Aparecida Silva. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal da III Semana Integrada do Cerrado no YouTube.
Na quarta-feira, 13, entre 14h e 19h, docentes e discentes do Teccer realizarão ações de sensibilização e doação de mudas nativas do Cerrado em diferentes regiões da cidade de Anápolis, como a Praça Bom Jesus, Praça do Ancião (hall do Palácio da Cultura) e Parque Ambiental do Ipiranga.
O Dia Nacional do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro e foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da conservação do bioma, que é o segundo maior do Brasil.
Os participantes
Wellington Ribeiro Martins é mestre em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Teccer) pela Universidade Estadual de Goiás; graduado em Zootecnia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Possui experiência e pesquisas nas áreas de reprodução animal, produção vegetal, animais de companhia, utilização de resíduos agropecuários para produção sustentável de forrageiras tropicais, gestão ambiental, com foco na recuperação de áreas ambientais degradadas e na valoração ambiental econômica dos recursos hídricos.
Felisberto Rodrigues Tavares é mestre em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Teccer) pela Universidade Estadual de Goiás; graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; especialista em Meio Ambiente, Trânsito e Transporte. Foi policial rodoviário federal por dezenove anos e vereador na Câmara Municipal de Goiânia por dois mandatos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, além dos temas Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental, Cerrado e Fome.
Fernando Henrique Ferreira Cardoso possui graduação em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer) da Universidade Estadual de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Senador Canedo. Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, atuando principalmente nos temas Gestão Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Letramentos, Educação Geográfica, Educação Ambiental, Desenvolvimento Socioambiental do Cerrado.
Adriana Aparecida Silva é doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fez também licenciatura, bacharelado e mestrado em Geografia. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2004. Atualmente lotada no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear) e compõe o corpo docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar "Territórios e Expressões Culturais no Cerrado" (Teccer), onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase na temática Ambiental.
(Comunicação Setorial|UEG)