Foi inaugurado no último dia 23 de agosto o Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (LapeHis) da Unidade Universitária de Porangatu da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O evento foi marcado por uma homenagem ao Sr. João Gonçalves dos Reis, que realizou a doação de parte de seu acervo bibliográfico para o Laboratório.
O laboratório, idealizado pelo Colegiado do curso de História da UnU Porangatu e coordenado pelos professores Max Lanio Martins Pina e Maria Juliana de Freitas Almeida, tem como meta promover cursos e oficinas, tanto na área do ensino quanto da pesquisa, para os alunos do curso. O LapeHis pretende enriquecer as experiências dos discentes, desenvolver habilidades essenciais para o professor-historiador e contribuir de forma significativa na sua formação total, para que os alunos estejam preparados para os desafios do mundo acadêmico e profissional.
Segundo a professora Maria Juliana, são oito os eixos que norteiam as ações do laboratório:
Maria Juliana explica que o laboratório está começando agora e tem objetivo de fazer a captação de livros e objetos na comunidade para serem catalogados e disponibilizamos à comunidade acadêmica e comunidade em geral. "Hoje o acervo proveniente de doações tem aproximadamente 50 livros", diz.
(Comunicação Setorial|UEG)