Criado em 2016 e sediado na Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras, o CriaLab|UEG atua para tornar a Universidade Estadual de Goiás referência nacional em pesquisas no campo do Audiovisual, estabelecendo reflexões acerca de sua natureza híbrida e convergente, bem como na compreensão de seus limites e potencialidades. Com um caráter interdisciplinar e multiusuário, o CriaLab|UEG estabelece diálogos com programas de pós-graduação, instituições e órgãos internos e externos à UEG nas áreas do cinema e audiovisual, design, moda, comunicação, artes, gestão cultural, economia criativa, educação, tecnologia da informação e engenharia da computação. Atualmente, o Laboratório está associado ao Grupo de Pesquisa Centro de Investigação e Realização Audiovisual - CRIA (UEG/CNPq).
O CriaLab|UEG tem, ao longo dos últimos 7 anos, implementado e abrigado pesquisas com ênfase nos processos criativos e na inovação que possuam interface com o audiovisual, mantendo diálogos com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de fortalecer a pesquisa na Universidade. Outra frente importante é o estabelecimento de convênios com outras instituições de ensino, centros de pesquisa e programas de pós-graduação que dialogam com os eixos temáticos do CriaLab|UEG. Essas ações têm permitido formação e capacitação de estudantes, técnicos e pesquisadores da Universidade, bem como o atendimento de demandas externas, trazidas pela sociedade.
Outra preocupação do CriaLab|UEG é o trabalho de estreitamento da relação entre a Universidade e o setor produtivo, na busca de soluções criativas e inovadoras para a produção de obras audiovisuais. O Laboratório entende que a UEG precisa ser um espaço de encontro e de indução dentro do seu ramo de atuação. Desse modo, uma boa relação com o setor audiovisual tem possibilitado avanços e diálogos interessantes.
Captação de Recursos
Com o apoio da Gerência de Convênios e Captação de Recursos o CriaLab|UEG viabiliza a execução de seus projetos por meio da captação de recursos externos, a partir de variadas fontes, como leis de incentivo à cultura, emendas parlamentares, parcerias com órgãos públicos e com empresas do setor audiovisual. Desde 2016, o Laboratório já captou cerca de 5,6 milhões de reais que foram aplicados na aquisição de equipamentos, pagamento de bolsas para estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, docentes e membros externos e despesas de custeio e manutenção.
Rádio UEG Educativa, UEG TV, Naufo, Cear e curso em Cinema e Audiovisual
As parcerias institucionais têm sido fundamentais para o desenvolvimento dos projetos abrigados no CriaLab|UEG, dentre eles é destaca-se a atuação em conjunto com a Rádio e a TV da Universidade. Esses canais atuam como grandes espaços de veiculação e distribuição das obras audiovisuais e sonoras, produzidas por meio de diversos projetos apoiados e/ou abrigados pelo Laboratório.
A Rádio UEG Educativa e a UEG TV são canais de comunicação adicionais entre a UEG e seus estudantes, bem como possíveis futuros alunos. Com programação jovem, entretenimento e conteúdo educativo, buscam aproximar a Universidade das pessoas.
O Núcleo Audiovisual e Foleys e Sons (Naufo) é um laboratório parceiro na produção de conteúdos sonoros. Coordenado pela professora Thais Oliveira, atua no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais de som, com atenção voltada para a criação de foleys e pós-produção sonora de um produto audiovisual.
O Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG), desenvolve com o CriaLab, desde 2019, ações e projetos voltados para a produção de conteúdos multimídia, como videoaulas, podcasts, materiais gráficos, transmissões ao vivo, dentre outros. Além da produção de conteúdos, as atividades também se estendem para o campo da formação de docentes que atuam na EaD, por meio de oficinas que aproximam os professores das técnicas de produção de conteúdos digitais.
O Curso em Cinema e Audiovisual da UEG, criado em 2006, tem sido, ao longo de quase duas décadas, o espaço gerador de muitos avanços no campo do audiovisual na Universidade Estadual de Goiás e no mercado audiovisual goiano. Além do CriaLab|UEG e do Naufo, o grupo de pesquisa Centro de Realização e Investigação Audiovisual - CRIA|CNPq-UEG promove importantes oportunidades de discussão, aprendizado e formação.
Convênios
Dentre os convênios em andamento, estão o com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o que tem possibilitado a participação efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da UEG no Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), por meio da realização do Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central, que já se prepara para a terceira edição.
Outro convênio a ser destacado é com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que incluirá a UEG nas discussões acerca da educação mediada por tecnologias digitais, operacionalizada pelo programa Goiás TEC, que atualmente atende cerca de 9 mil estudantes do Ensino Médio em localidades remotas e/ou com difícil acesso, como é o caso de comunidades rurais, indígenas e quilombolas.
Além desses, o CriaLab|UEG gere convênios com a Agência Brasil Central (ABC), responsável pela operação das emissoras de TV e Rádio do Governo Estadual, com o Canal Futura, emissora educativa e cultural do Grupo Globo, e está em tratativa avançada com a Escola de Música de Lisboa, universidade portuguesa que pretende desenvolver projetos na área de musicalização e finalização sonora de filmes no Brasil e com a Fundação RTVE, responsável pela gestão da TV UFG, com o intuito de implantar o sinal aberto da UEG TV na região metropolitana de Goiânia.
CRIAtiva UEG e o Futuro
No Conselho Universitário da UEG realizado no último dia 16, foi aprovada a minuta de lei que será enviada ao Poder Executivo, que pede a instituição do Centro de Pesquisa em Criatividade, Narrativas Digitais e Inovação Cultural (CRIAtiva UEG), como laboratório multiusuário na Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras.
O CRIAtiva UEG terá como o objetivo disponibilizar a sua infraestrutura laboratorial e de serviços para usuários internos e externos, não apenas para grupos de pesquisa da Universidade, mas também para outras instituições, incluindo empresas públicas ou privadas, de quaisquer estados da Federação e do exterior.
Quando a lei, que cria o Centro de Pesquisa, for aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e sancionada pelo Poder Executivo, o CRIAtiva UEG poderá contribuir para o fortalecimento da criatividade, das narrativas digitais e da inovação cultural em âmbito estadual, fomentando a produção de conhecimento, o desenvolvimento de projetos e a formação de profissionais qualificados nesses campos.
Inicialmente, os espaços laboratoriais que irão compor o CRIAtiva UEG são: CriaLab|UEG, Naufo, Rádio UEG Educativa e UEG TV. Espera-se, em breve, que mais laboratórios de setores criativos possam se juntar ao Centro de Pesquisa, como laboratórios de pesquisa em moda, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos etc.
Saiba mais sobre os projetos e ações do CriaLab|UEG em www.cria.ueg.br
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)