O Programa de Compliance Público, instituído pelo Estado de Goiás para fomentar a transparência nos órgãos estaduais e assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, está em implantação nos órgãos e entidades do Poder Executivo.
Para avaliar o Eixo I: Ética, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) disponibilizou a todos os servidores do Estado um questionário sobre a internalização do tema "Ética", disponível no site da CGE ou pelo QR code ao lado entre os dias 14 e 31 de agosto.
A participação de todos os servidores é muito importante e o questionário leva menos de um minuto para ser respondido. As perguntas são baseadas no Código de Ética do Poder Executivo do Estado de Goiás, documento que delimita as bases para uma gestão pública comprometida com a moral e a ética e que adota como valores fundamentais a predominância do atendimento ao interesse público e a boa utilização dos recursos públicos.
O gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e presidente da Secretaria Executiva do Programa Compliance Público da UEG, prof. Murilo Sérgio Vieira Silva, explica que a Universidade tem, ao longo do tempo, avançado na maturidade de gestão que inclui compreender, planejar e implementar as atividades de acordo com a ética pública, ressaltando sempre os deveres do servidor público. "Quando falamos em ser ético, nos referimos a pequenos, médios e grandes fatos, como a simples ação de ser solidário, honesto e justo, respeitando o próximo, o bem público e todo o bem-estar da sociedade", afirma.
Acesse aqui o Código de Ética do Poder Executivo do Estado de Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)