Cerca de 20 mil ginastas de vários países do mundo, incluindo idosas e jovens do Projeto Cignus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), participam, em Amsterdã, na Holanda, desde o dia 30 de julho, da World Gymnaestrada 2023, um evento global não competitivo realizado a cada quatro anos. O evento segue até o dia 5 de agosto.
Segundo a coordenadora do Cignus, professora Michelle Ferreira de Oliveira, a equipe da UEG já se apresentou na Noite Nacional Brasileira, com uma coreografia que demonstra a região Centro-Oeste. O Cignus ainda fará 3 apresentações dentro do evento. "Faremos apresentações compondo blocos pequenos, de 15 minutos, junto com outros grupos universitários da USP, da Unicamp e da Ufes. São coreografias que a gente montou a partir das composições que a gente já tinha feito. São 3 dias que a gente faz em galpões, onde as pessoas entram e assistem livremente", salienta.
Além das apresentações de ginástica, a UEG também vai apresentar amanhã à noite três trabalhos científicos, um sobre o mapeamento dos trabalhos científicos da ginástica na região Centro-Oeste, outro sobre composição coreográfica e outro sobre ginástica para todos com idosas, com a participação dos professores da UEG, Wilmont Moura, Michelle Oliveira e Thaís Aguiar, que é voluntária dos projetos. "Esses trabalhos vão ser publicados na Revista Movimenta, da UEG, vinculada à Unidade Universitária de Goiânia-Eseffego, sendo uma versão em inglês", disse Michelle. Várias instituições de ensino superior do Brasil apresentarão trabalhos científicos no evento.
As apresentações poderão ser acompanhadas pelos perfis e stories da UEG (@uegoficial) e do Projeto Cignus (@_cignus).
Depoimentos
A interação com pessoas e o conhecimento da cultura de outros países é o que tem marcado a participação das idosas do Projeto Cignus na World Gymnaestrada, em Amsterdã. A ginasta Vânia Maria de Sousa Monteiro, 61 anos, diz que o evento traz muitas oportunidades. "Muitas novidades, conhecendo pessoas, fazendo novas amizades, conhecendo Amsterdã, registrando os momentos com pessoas de vários países, então, é muito edificante".
Para Ivana Gonçalves Neto de Oliveira, 59 anos, participar de um projeto de extensão dessa natureza na UEG e de um evento internacional é um incentivo para as pessoas da terceira idade. "Estou adorando a participação da gente aqui e principalmente a interação com pessoas de outros países", diz.
As idosos enaltecem a importância do Projeto Cignus para suas vidas. "A UEG já tem esse trabalho junto à comunidade há muito tempo e acho isso muito importante", destaca Ana Maria Nunes de Vasconcelos, 68 anos. "Há 7 anos participo do projeto Cignus e acho ele maravilhoso", ressalta Maria Geralda Maciel de Farias, 78 anos.
O evento
A World Gymnaestrada é um evento global não competitivo realizado a cada quatro anos. A participação é aberta a todos, independentemente de gênero, idade, raça, religião, cultura, habilidade ou estatus social.
Todos os participantes treinam para realizar sua performance na Gymnaestrada Mundial, que demonstra toda a experiência, as festividades e o sentimento de pertencimento dos grupos. Orgulhosamente representando seu país, o evento tem um leve toque olímpico. Esportes de ginástica de todo o mundo se reúnem após vários anos, fortalecendo amizades internacionais e fazendo a ponte entre idiomas e diferenças culturais.
No dia 28 de julho foi realizado o ensaio da Noite Brasileira e a abertura oficial do evento aconteceu no dia 30 de julho. O Cignus ainda se apresentará nos dias 3 e 4 de agosto e a cerimônia de encerramento será no dia 5. No dia seguinte, o grupo retorna ao Brasil.
A programação completa pode ser conferida no site da Gymnaestrada.
(Comunicação Setorial|UEG)