O dia 25 de julho de 2023 foi estabelecido pela Portaria nº 525, de 29 de novembro de 2022, como um marco para a divulgação institucional sobre a importância do Censo da Educação Superior para as políticas educacionais.
O objetivo dessa campanha é conscientizar as Instituições de Educação Superior (IES) sobre a importância de declararem seus dados no Sistema do Censo da Educação Superior (Censup), com atenção e cuidado, verificando os relatórios gerados nesse sistema e ajustando os dados declarados, sempre que necessário, para garantir a geração de dados de qualidade, que retratem com precisão a realidade da educação superior no País.
A escolha do dia 25 de julho faz referência à data de nascimento da sra. Laura Bernardes da Silva, servidora aposentada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trabalhou com o Censo da Educação Superior por mais de quarenta anos, cuja dedicação e comprometimento são reconhecidos tanto pela Equipe do Inep quanto pelos envolvidos com o Censo nas diversas instituições de educação superior do país.
A proposta é destacar a importância da atuação das IES neste processo de coleta de dados e o impacto significativo para as pesquisas educacionais, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Uma das ações planejadas será a divulgação semanal de vídeos curtos, com informações sobre o Censo até 12 de setembro, semana que antecede a divulgação resultados do Censo da Educação Superior 2022, conforme cronograma:
25/07 O que é o Censo da Educação Superior?
01/08 Papel das IES na pesquisa
08/08 Os alunos da educação superior e o Censo
15/08 A utilização dos dados do Censo por pesquisadores
22/08 O trabalho da equipe técnica do Inep no Censo da Educação Superior
29/08 O trabalho do(a) recenseador(a) institucional e do(a) auxiliar
05/09 Os produtos desenvolvidos a partir do Censo
12/09 Uso do Censo para o desenvolvimento de políticas públicas e distribuição de recursos às universidades federais.
Acompanhe todos os conteúdos pelo YouTube: https://www.youtube.com/@inep_oficial
(Fonte: Boletim Censup 33)