A professora Dra. Giuliana Brossi, docente do curso de Letras da Unidade Universitária de Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), juntamente com a servidora técnica-administrativa Michely Avelar, do Câmpus Cora Coralina, e o discente do curso de Letras da UnU Inhumas Kevin Wilis Lopes, participou, entre os dias 12 e 14 de julho, da 30ª edição da Conferência Internacional sobre Aprendizagem, The Learner, sediado na Universidade de São Paulo (USP).
O evento, promovido pelo The Learner Research Network, teve como temática “Letramentos e Mudanças Educacionais: Rediscutindo a Aprendizagem Digital, Neoliberalismo e Políticas Pós-Pandemia”.
Na ocasião, a equipe da UEG apresentou a comunicação oral intitulada “When children read the world before the words: games, multiliteracies, and language education” (Quando as crianças lêem o mundo antes da palavra: jogos, multiletramentos e educação linguística). O trabalho aborda aspectos relacionados ao ensino de inglês para crianças e a criação de materiais didático-pedagógicos que estão sendo desenvolvidos pela equipe a partir do projeto de extensão English for Kids.
O projeto de pesquisa inédito na UEG e no estado de Goiás tem como objetivo o desenvolvimento de jogos de tabuleiros e um game digital para o ensino de inglês para crianças. De acordo com a professora Giuliana “a multiplicidade de linguagens e culturas que existem no ambiente digital possibilita que as crianças, mesmo antes de aprenderem a ler, consigam interagir com outros jogadores, por meio de sons, ícones, imagens, os quais permitem a construção de sentidos nas línguas”.
O projeto já desenvolveu jogos de tabuleiro didáticos para aprendizagem de inglês, acessíveis às crianças de 6 a 12 anos das escolas públicas de Inhumas e região. A equipe pretende realizar em breve a II Oficina de jogos e games para o ensino de inglês, na UnU Inhumas, para divulgação local do material desenvolvido. O trabalho recebeu apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PRE|UEG) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRP|UEG), o que possibilitou a divulgação do conhecimento inédito produzido na Universidade.
(Comunicação Setorial|UEG)