Será lançado na próxima sexta-feira, 30 de junho, o filme O Micronauta, primeira animação sobre imagens capturadas por microscópio de varredura eletrônica realizada no mundo e conta com a sonorização realizada pelo Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Sons da Universidade Estadual de Goiás (Naufo|UEG).
De acordo o diretor do filme, Emerson Rodrigues, os cenários por onde Micronauta, cadete Keka e Xb-12 viverão suas aventuras, são capturados por meio de um microscópio eletrônico (recurso inédito no uso de um produto audiovisual). "A interação do personagem será sobre imagens reais, em escala real, sempre respeitando rigorosamente essa, afinal de contas Micronauta (nosso protagonista) tem 30 mícrons de altura, nenhum mícron a menos (um mícron corresponde à milésima parte do milímetro, também chamado de micrômetro)", explica. Para Emerson, esse cuidado especial com a escala é importante para o curta-metragem pelo seu teor científico. "Espera-se que ela funcione como um gigantesco microscópio, logo ali, na sala das casas de quem acompanha a história, nas salas de aulas onde for exibido. A criança tem com isso potenciais universos de exploração no seu próprio mundo, inspirada pela chegada da nave de Micronauta ao nosso planeta, agora se perguntando por características científicas dos elementos que já conhece", relata.
A animação visa a democratização do conhecimento científico, primariamente para crianças na idade pré-escolar e escolar (até 6 anos, público da educação infantil), mas sem se limitar a essa faixa etária, uma vez que o produto cultural gerado é de classificação livre e estará disponível para acesso também livre em seu canal de vídeos na internet. "Busca-se ainda a difusão desse conhecimento de uma maneira mais abrangente, pois Micronauta descreve em uma escala microscópica o ambiente que nos cerca e que é comum a todos nós. As imagens capturadas e utilizadas no curta-metragem estarão presentes na animação que será disponibilizada abertamente na internet e também na geração de material de apoio para professores utilizarem o curta-metragem pedagogicamente em sala de aula, fazendo com que um equipamento caríssimo como o Microscópio Eletrônico de Varredura esteja de certa forma disponível em salas de aula de qualquer escola com acesso a internet", explica Emerson. Todos os produtos culturais gerados pelo projeto terão sua distribuição 100% gratuita, potencializando a democratização do seu acesso.
Toda a sonorização do filme contou com o apoio do Naufo|UEG, que é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade que visa a formação de profissionais de som, com atenção voltada para a criação de ruídos sonoros e pós-produção sonora de um produto audiovisual, e que tem como coordenadora a professora Dra. Thais Oliveira.
A sonorização foi realizada a partir de processos experimentais, que são conhecidos no mundo audiovisual como criação de foleys. "Foleys são ruídos sonoros criados em estúdio que ajudam a dar maior credibilidade para a imagem. Para criar o foley de um filme, o aluno/aluna entra em um estúdio de som com diferentes tipos de materiais e vai criando sons a partir da movimentação de personagens na cena. Para o personagem Micronauta, por exemplo, os alunos criaram todo o som de passos do personagem a partir de dedos se movimentando no sal grosso. Já para a personagem Keka, foram criados sons com arroz. Para os sons da nave foram utilizados objetos como isqueiro, tampa de panela, porta de geladeira, galhos de árvore, secador de cabelo, cordas e outros materiais. Também foi utilizado um microfone aquático, para gravação do som ambiente do filme", demonstra Thaís.
Para a captação de imagens, o filme contou com o apoio do LabMic da UFG.
Serviço
Lançamento do filme O Micronauta
Estreia on-line pelo canal do YouTube @omicronauta
Data: 30 de junho de 2023
Sinopse: O programa de maior audiência em sete sistemas estelares finalmente chegou até a Terra. Micronauta, o grande explorador espacial, vai explorar esse imenso e exótico planeta, mas para essa difícil tarefa Micronauta vai contar com a ajuda da cadete Keka e Xb-12, seu companheirinho robô. O planeta Terra pode ser incrivelmente perigoso quanto se tem apenas 30 mícrons de altura, uma pequena formiga pode ser a criatura mais assustadora que já se viu! O curta-metragem destina-se a crianças em idade pré-escolar, tem objetivos educativos e científicos, nos quais reside seu valor social e cultural.
Classificação indicativa: livre para todas as idades.
(Comunicação Setorial|UEG)