Nesta sexta-feira, dia
2 de junho, a partir das 19h, ocorre a abertura do Salão de Arte Contemporânea de Formosa (SaFor) na Fundação Museu Couros. O professor Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras da UEG, participa do salão com a obra "Eu ainda estou aqui".
De acordo com o professor Rafael, a obra é um políptico de quatro fotografias analógicas tomadas de um senhor, um caipira bucólico, de chapéu na cabeça, sentado diante do muro da casa. "O projeto é uma colaboração com os fungos. Ao decompor o negativo do filme fotográfico dentro do próprio rolo, os fungos devolvem nutrientes ao ambiente e os deixam disponíveis para que outros seres vivos iniciem suas vias metabólicas", explica.
O professor diz que os fungos dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. "Assim, ao longo do tempo os fungos fizeram intervenções nas imagens enquanto se alimentavam da gelatina do negativo e formaram paisagens rizomáticas que são capazes de borrar as fronteiras entre vida e morte", salienta Rafael.
O SaFor ficará aberto ao público de 3 a 23 de junho de 2023 em modalidade híbrida, presencial no Museu Couros, e virtual no Metaverso, perspectiva que fundamenta seu caráter global.
(Comunicação Setorial|UEG)