O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realiza no dia 30 de maio, às 8 horas, na Câmara Municipal - Praça Otto Mohn, a quarta rodada de discussões da Política Mineral Goiana.
O evento terá a participação do secretário da SIC, Joel de Sant'Anna Braga Filho. A UEG faz parte de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, juntamente com a UFG, UFCat, UnB e UFPA.
Para participar, basta se inscrever por este link.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realiza no dia 30 de maio a quarta rodada de discussões da Política Mineral Goiana. No dia 30 de maio é a vez de Cristalina receber a equipe de pesquisadores às 8 horas, na Câmara Municipal - Praça Otto Mohn. O tema será “Governança e mineração”. O evento terá a participação do Secretário de Estado de Indústria Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant'Anna Braga Filho.
Na reunião de Cristalina já estão confirmadas a palestra da professora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre Governança e Mineração. Segundo Maria Amélia, a governança pública inclui temas como o licenciamento ambiental, a participação social e o bom uso dos impostos gerados pela atividade mineradora. “A intenção é pensar estratégias para melhor aproveitar os recursos gerados pela mineração nos municípios, mas para isso é importante entender a percepção da sociedade e as sugestões que ela oferece”, avalia. Ela também ressalta que as oficinas são ricas e uma oportunidade de encontro de todos os setores para pensar soluções inovadoras.
O pesquisador Yuri Jordy Nascimento Figueiredo, da equipe do Plano Estadual de Recursos Minerais, falará sobre Mineração e Meio Ambiente. Ele ressalta que o licenciamento ambiental é uma das grandes questões nesse assunto: “A atividade mineradora deve sempre buscar a maior produção com o menor impacto possível e o Estado é o ente federado responsável por cuidar dessa etapa”. Entre as questões que serão levantadas estão o cruzamento de informações sobre incidência mineral com as áreas de preservação do estado de forma a evitar impactos que prejudiquem o município e pensar caminhos para a mitigação deles, quando a atividade ocorrer. Também participa do evento o Presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian Souto, sobre o Projeto Cristalina 2040.
MAP e Perm-GO
Os projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" e o “Plano Estadual de Mineração” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a UFG, UFCat, UEG, UnB e a UFPA. Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões dos eventos temáticos, será definido um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O Perm-GO prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.
Estão previstos 25 eventos que oportunizam a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: Desafios para a geologia; Mineração e transformação mineral; Mineração como estratégia de desenvolvimento regional; Pequena e média mineração; Mineração, meio ambiente e sociedade; Minerais estratégicos; Agrominerais de Goiás - potencial e oportunidades do setor para o agronegócio; Incentivos ao setor mineral goiano; Formação de capital humano para indústrias; Potencial de rochas ornamentais; Desenvolvimento e tecnologia mineral; Competitividade; e Pólos de mineração, entre outros.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do Perm-GO)