Em evento realizado com a delegação chinesa que visita o estado de Goiás nesta semana, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) firmou parceria com a Universidade Huaqiao, da China, para a cooperação educacional entre as duas instituições de ensino superior. A assinarura do acordo de cooperação ocorreu na manhã da última quinta-feira, 11, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em Goiânia.
A delegação, chefiada pelo diretor adjunto do BRICSPartNIR, Hong Liang, foi recebida pelo vice-governador Daniel Vilela; pelo reitor da UEG, Antonio Cruvinel; e pelo presidente da Acieg, Rubens Filetti. Também marcaram presença o secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo; o secretário de Ciência e Tecnologia, José Frederico; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel; e o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques.
A cooperação, com duração de cinco anos, prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores e de alunos; programas de formação conjunta da graduação ao doutorado; organização de projetos de pesquisa conjuntos, incluindo conferências e reuniões; e o intercâmbio de informações e publicações, entre outras atividades mutuamente acordadas pelas duas instituições de ensino superior.
Em sua fala, o reitor Antônio Cruvinel destacou a assinatura do memorando de entendimento entre as duas universidades. "A Universidade precisa desta internacionalização. Esta é a missão que a UEG se propõe a cumprir e tendo um parceiro que tem na educação uma de suas premissas básicas, nós temos, como certeza, um caminho assegurado de sucesso". O reitor agradeceu ao diretor da delegação chinesa e a todos que acreditam que a educação é o caminho que o Estado, o País e o setor produtivo precisam para que se possa avançar cada vez mais.
"A gente precisa potencializar essa relação de irmandade e transformar esses acordos de cooperação em resultados práticos", disse o vice-governador Daniel Vilela. Já o diretor adjunto do BRICSPartNIR, Hong Liang, apresentou as ações do Centro de Inovação da Perceira do BRICS sobre Nova Revolução Industrial (PastNIR, em inglês) e as particularidades da cidade de Xiamen. "Estamos felizes por estar aqui e esperamos conseguir fazer bons negócios hoje", disse.
A visita dos integrantes do Brics PartNIR marca os 30 anos da primeira relação empresarial construída por Goiás junto à China e reforça a importância de ampliar o relacionamento com o estado que abriga um dos maiores polos empresariais do País.
(Comunicação Setorial|UEG)