O Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participará, pela terceira vez, do Pint of Science Brasil, um dos maiores festivais mundiais de divulgação científica fora do meio acadêmico, que promove encontros entre pesquisadores e comunidade em bares, pubs, cafés ou restaurantes.
A edição deste ano acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio, no Paladini Bistrô, em Formosa, das 19h às 21h, com entrada franca. O professor Eleandro Adir Philippsen, do Câmpus Nordeste, é um dos organizadores do evento na cidade, junto com a servidora da UEG Daniela Pereira de Andrade; o professor Thiago Gonçalves Dias, do IFG; e do estudante do IFG, Dyorgenes Martins.
O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e ocorre simultaneamente em mais de 25 países. No Brasil 123 cidades sediarão o festival que chegou ao País em 2015 e, desde então, vem crescendo e ganhando destaque. Segundo o professor Eleandro, a fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar. "Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade", garante. Eleandro diz que este ano haverá a novidade da cerveja simbiótica, preparada por um cervejeiro local. "A proposta é baseada em uma receita nacional elaborada especialmente para o evento Pint of Science Brasil", explica.
O Pint of Science Brasil tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população e trará discussões sobre temas que vão desde a biologia, química, física e matemática, até questões contemporâneas, como política, direito e tecnologia. "A programação do evento está sendo cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, aprendendo e debatendo assuntos relevantes para a sociedade. Entretanto, a organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional, coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e, ainda, os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o evento. São mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos. São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com a área científica das melhores universidades do país, com o objetivo de explicar para a população como a ciência funciona e suas são suas pesquisas e produção de conhecimento", salienta o professor Eleandro Philippsen.
O professor diz que este ano, além de contar com a colaboração desses pesquisadores, o festival contará com a participação da pesquisadora Roberta Duarte Pereira, doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), que desde 2018 tem utilizado Inteligência Artificial em aplicações na Física e na Astrofísica e, além disso, tem feito um trabalho de divulgação científica no Twitter e Instagram para seus 58,5 mil seguidores. "A participação dela no evento oportunizará à comunidade local uma importante aproximação com a temática", destaca.
A ideia do Pint of Sicence surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Naquele encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e verem de perto o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem
sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.
Outras informações, basta acessar o site do Pint of Science Brasil.
Confira a prévia da programação:
Local: Paladini Bistrô
Endereço: Av. Contorno - Parque Laguna, Formosa
Coordenador de bar: prof. Elton Anderson Santos de Castro (UEG-Formosa)
Recepção: profa. Ruana Domingos Brandão (IFG-Formosa)
(Comunicação Setorial|UEG)