A Universidade Estadual de Goiás (UEG) chega aos 24 anos neste 16 de abril. Sua história mostra a força de uma Universidade que está presente em todas as regiões de Goiás e se dedica à formação de milhares de jovens daqui e de outros estados que veem nela um caminho para a transformação de suas vidas.
Estudantes de várias localidades encontram na Instituição um segundo lar e compartilham do carinho por essa universidade que durante todos esses anos tem trabalhado em prol do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Este é mais um ano de luta consolidando a sua importância.
Além disso, existe o trabalho desenvolvido dentro e fora dos muros da UEG com os discentes e a comunidade em geral, que, por meio da responsabilidade social, marca a vida de todos que passam por ela e de alguma forma participam do seu desenvolvimento.
Para homenagear a Universidade, alunos de câmpus e unidades universitárias contam um pouco das suas histórias com a instituição.
Depoimentos
Após concluir o ensino médio, Ester Gomes Souza, com 25 anos na época, ingressou no curso de Pedagogia na Unidade Universitária de Inhumas, em 2020. Agora está cursando o 5° período e conta que a importância da educação se revela nas mais diversas definições existentes da palavra. “Eu, como discente desta instituição, posso dizer que não sou mais a pessoa que entrou aqui, pois a educação é o processo facilitador da aprendizagem e transformador, entre aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral, hábitos, entre outros, por isso mudei bastante”, conta Ester. “Pretendo ser professora, cursar o mestrado e seguir uma carreira acadêmica que é aquilo com o que tanto sonhei um dia e pensei que não seria possível. Deixo aqui todo meu carinho, o meu abraço e todo meu afeto a nossa Universidade pelos 24 anos de muitas histórias e conquistas", deseja Ester.
Ana Pinheiro, aluna de Pedagogia do Câmpus Nordeste, em Formosa, conta que seu contato com a Universidade começou em 2020. “Eu entrei bem novinha, com 17 anos, e o primeiro ano do curso foi muito difícil devido à pandemia, mas mesmo assim a UEG não desistiu, lutou para continuar e nós vencemos muitos desafios”.
A partir das aulas presenciais no pós-pandemia, Ana conheceu melhor a Universidade. “Desde que entrei, eu entendi que minha vida nunca mais seria a mesma. Hoje, a UEG é a diferença, a ação de nos capacitar, de transformar, trazer uma nova possibilidade de vida e de fazer história", salienta Ana.
A UEG é a diferença, a ação de nos capacitar, de transformar, trazer uma nova possibilidade de vida e de fazer história.
“Falar sobre a minha vida com a UEG é algo que mexe muito comigo, pois não só me transforma em uma docente, mas também em um ser humano melhor, me ensina como dar aula com uma postura empática e amando o ensino”. A fala de Ana Pinheiro traz o suporte e possibilidade de mudança social que a UEG promove.
A Universidade Estadual de Goiás completa 24 anos sendo divisora de águas, sendo a revolução na vida de seus discentes. "Nossa universidade está completando 24 anos com muita dedicação à sociedade e aos estudantes e ao longo desses anos vem formando grandes profissionais e tenho orgulho de fazer parte dela", diz a discente Dienifer de Jesus Silva, de 21 anos, do curso de Direito do Câmpus Norte, em Uruaçu.
A importância da UEG como indutora do desenvolvimento de Goiás também é lembrada por Victória Maria Lira Rocha, aluna do curso de Letras, do Câmpus Sudoeste, em Quirinópolis. "A UEG é uma universidade extensa e plural, que contribui muito para o progresso social, econômico, educacional e científico do estado de Goiás. São 24 anos produzindo educação e ciência de forma democrática, gratuita e acessível", reforça Victória.
A UEG é uma universidade extensa e plural e contribui muito para o progresso social, econômico, educacional e científico do estado de Goiás.
Kayo Damião Leles Ribeiro, aluno de História da Unidade Universitária de Porangatu, destaca o processo histórico da Universidade ao longo de mais de duas décadas. "A história da UEG é marcada por um árduo trabalho em construção do conhecimento que é devidamente reconhecido pela sua responsabilidade, pela sua atuação institucional, sempre atenta à comunidade com responsabilidade social. Essa comemoração não é somente da Universidade, mas também de todos os colaboradores, dos alunos que aqui estão ou que já passaram por aqui, deixando sua contribuição, sua experiência e sua marca. Parabéns à família UEG!", diz.
A história da UEG é marcada por um árduo trabalho em construção do conhecimento que é devidamente reconhecido pela sua responsabilidade, pela sua atuação institucional, sempre atenta à comunidade com responsabilidade social.
Os cursos ofertados pela Universidade atraem alunos de outras regiões. É o caso de Vanessa Gonçalves de Andrade, que se mudou para São Luís de Montes Belos para cursar Medicina Veterinária, no Câmpus Oeste. "Quando eu vim para cá para fazer faculdade, eu não conhecia ninguém, não tinha família nem amigos aqui na cidade, eu fui muito bem acolhida pela Universidade. A UEG me tratou como se eu fizesse parte do Câmpus e eu sinto que a UEG é bem isso, uma família", conta Vanessa. "Minha história com a UEG começa lá atrás, pois meu pai e minha irmã também fizeram o curso de Ciências Contábeis na UEG. A Universidade possibilita que todos possam realizar seus sonhos e o meu era cursar Medicina Veterinária e, graças a essa universidade, eu estou quase concluindo o curso", revela.
A Universidade possibilita que todos possam realizar seus sonhos e o meu era cursar Medicina Veterinária e, graças a essa universidade, eu estou quase concluindo o curso.
"Sou muito feliz em fazer parte da família UEG. Está sendo um momento único e emocionante da minha vida e espero que seja assim também na vida de outras pessoas e que elas possam conhecer a UEG como eu estou conhecendo e me apaixonando", diz Talita Eustáquio Mendes, aluna de Letras da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, em Anápolis.
"Que Deus possa abençoar a Universidade Estadual de Goiás e que ela possa dar mais oportunidade para as pessoas", deseja João Marcelo Gonçalves Lopes, 24 anos, que faz pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na Unidade Universitária de Itaberaí, onde também fez graduação. Ele diz que no decorrer do curso de Sistemas de Informação se sentiu feliz e acolhido e recebeu incentivo dos professores para buscar mais aprendizado e se profissionalizar na área. “Me proporcionou não só a profissão, mas a convicção de que trabalhar nessa área seria bom pra mim e uma oportunidade de aprender a cada dia”.
Que Deus possa abençoar a Universidade Estadual de Goiás e que ela possa dar mais oportunidade para as pessoas.
Sobre a UEG
Criada em 1999 pela Lei 13.456, a Universidade Estadual de Goiás trouxe uma nova e promissora realidade para o ensino superior do estado. Organizada como uma universidade multicampi, com sede em Anápolis, a UEG é resultado do processo de transformação e incorporação de importantes instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual de Anápolis (Uniana), a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Eseffego) e outras instituições de ensino superior isoladas, mantidas pelo poder público.
Pelos registros históricos, a UEG já nasceu beneficiando um grande número de municípios goianos, com ênfase nas especificidades regionais. Seu crescimento proporcionou uma experiência inovadora por meio de um projeto de interiorização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, levando a vários municípios goianos um câmpus universitário com a implantação de cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento. Além disso, a UEG implementou programas especiais, como o Programa de Licenciatura Plena Parcelada, que proporcionou a formação, em nível de graduação, a milhares de professores das redes estadual, municipal e privada.
A UEG vem tomando forma com a missão de produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, além de desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do estado de Goiás e do País. Na condição de instituição multicampi, a UEG possui câmpus e unidades universitárias em todas as regiões do estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Goiás. "Nosso objetivo é fazer com que a UEG cresça em qualidade e contribua com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem a busca e, em consequência, ajude o estado de Goiás no seu processo evolutivo", afirma o reitor da UEG, Antônio Cruvinel.
Nosso objetivo é fazer com que a UEG cresça em qualidade e contribua com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem a busca e, em consequência, ajude o estado de Goiás no seu processo evolutivo.
UEG em dados
A Universidade Estadual de Goiás está presente em 40 localidades do estado, onde oferta 44 cursos, sendo 42 graduações presenciais, 5 a distância, 2 em rede e 1 em rede semipresencial. De acordo com dados de 2023, a UEG possui 13.024 alunos matriculados nas modalidades presencial (12.250) e a distância (774). Do total, a maioria (63%) é de mulheres e o maior número de alunos matriculados está nas licenciaturas. Dos matriculados nos cursos de graduação, 7.343 são cotistas e 1.059 recebem bolsas. Os dados mostram ainda o fator inclusivo da UEG. 78% dos alunos matriculados possuem renda familiar de até três salários mínimos.
De acordo com dados de 2023, a UEG possui 13.024 alunos matriculados nas modalidades presencial (12.250) e a distância (774). Do total, a maioria (63%) é de mulheres e o maior número de alunos matriculados está nas licenciaturas. Dos matriculados nos cursos de graduação, 7.343 são cotistas e 1.059 recebem bolsas. Os dados mostram ainda o fator inclusivo da UEG. 78% dos alunos matriculados possuem renda familiar de até três salários mínimos.
Na pós-graduação stricto sensu, a Universidade oferta 17 mestrados e dois doutorados. Também há, no momento, a oferta de 6 cursos de especialização lato sensu na UEG.
Desde a sua fundação, a Universidade Estadual de Goiás já diplomou 108.834 alunos. Com esses profissionais no mercado de trabalho, o estado deu um salto de qualidade em todas as áreas do conhecimento.
Desde a sua fundação, a Universidade Estadual de Goiás já diplomou 108.834 alunos.
(Dirceu Pinheiro e Gilnara Peixoto (estagiária)|Comunicação Setorial|UEG)