O professor Mário César Gomes de Castro, docente do curso de Economia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), participou nos dias 30 e 31 de março da rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm), em Barro Alto e Niquelândia.
O professor abordou o tema "Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional", discutindo sobre a mineração, seu impacto no estado de Goiás e no desenvolvimento de municípios com maior arrecadação da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM).
Em Niquelândia, o professor falou sobre os desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas e como os municípios goianos têm trabalhado o crescimento de atividades como pecuária, agricultura, comércio e serviços. Mário César reiterou sugestões da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que valem também para Goiás, como o aproveitamento da biodiversidade da região, a consolidação de atividades já relevantes na economia local e a melhoria da mão-de-obra e tecnológica.
Em Barro Alto, o professor apresentou dados sobre a mineração goiana e avaliou os dados de desenvolvimento dos municípios com maior arrecadação de CFEM e como esses recursos aparecem aplicados. O professor avaliou que o desenvolvimento da área de mineração tem ocorrido em Goiás, no entanto, tem potencial para ser maior.
MAP e Perm-GO
Os projetos "Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral" (MAP) e o “Plano Estadual de Mineração (Perm-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes à Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
O Perm é um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão. O plano dá base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um plano de ação com metas e prazos. O Perm prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.
Sobre o palestrante
Mário César Gomes de Castro - Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis; graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas; doutorado em Desarrollo Local y Planificacion Territorial - Universidad Complutense de Madrid; e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais e Política Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, agronegócios, análise sócio-econômica, análise econômica, indústria mineral e política industrial.
(Comunicação Setorial|UEG)