As tecnologias digitais têm ocupado cada vez mais espaço nas práticas docentes, nos mais variados níveis de oferta educacional. Diante dessa realidade, o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG) e o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG) abrem inscrições para oficinas que irão discutir as relações entre a educação e as tecnologias digitais, bem como a produção de conteúdos educacionais.
O objetivo das oficinas é melhorar a capacitação de docentes no uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica e abordarão temas como produção de videoaulas, criação de podcasts, gestão de arquivos digitais, fotografia digital, direitos autorais na internet e técnicas de entrevista serão alguns dos temas ofertados ao longo dos próximos meses.
No dia 30 de março será realizada a oficina "ChatGPT: entre o encantamento e o temor pela inteligência artificial", que irá discutir como a inteligência artificial está impactando a produção de conhecimento e levantando discussões sobre questões como a criatividade e a autoria nesse cenário de produção de conteúdos de forma automatizada pelos diversos dispositivos de inteligência artificial, como é o caso do ChatGPT.
O ChatGPT tem gerado muita polêmica entre a comunidade acadêmica e setores criativos, uma vez que é capaz de produzir textos automatizados em diversos formatos em segundos a partir de algorítmos.
A oficina será ministrada pela professora Carla Conti, docente da Unidade Universitária de Inhumas da UEG. Carla é doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-Doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq); do Projeto Teachers of English in Action (TEIA/UEL). Atua como docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia, ambos da Universidade Estadual de Goiás. Os temas de interesse incluem abordagem transdisciplinar, formação de professores, cultura digital e multiletramentos.
Oficinas
As vagas das oficinas são ofertadas prioritariamente para professores que atuam em cursos na modalidade EaD, mas também para docentes da UEG e da comunidade externa que tiverem interesse pelas oficinas.
As atividades terão duas ofertas, a primeira presencial, no Auditório da Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (prédio quadrado), em Goiânia; e a segunda, telepresencial, por meio de uma sala de aula online.
Para se inscrever, basta clicar AQUI e fazer a sua inscrição.
Veja abaixo a oferta de oficinas:
30 de março, das 14h30 às 16h30 - ChatGPT: entre o encantamento e o temor pela inteligência artificial
27 de abril, das 14h30 às 16h30 - Comunicação Pública e a Universidade
25 de maio, das 14h30 às 16h30 - Direitos autorais na internet
22 de junho, das 14h30 às 16h30 - Práticas de produção de videoaulas em estúdio
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)