Foi realizada na última sexta-feira, dia 10 de março, em São Luís de Montes Belos, a reinauguração da Fazenda Escola Professor Renato Dib e a inauguração do Setor de Avicultura do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O evento aconteceu durante o III Encontro de Gestão Educacional da UEG, que reuniu os gestores ou representantes dos 8 câmpus da Universidade, além de membros da gestão e da Reitoria.
Estavam presentes na ocasião o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel; o prefeito de São Luís de Montes Belos, Elderício da Silva; a chefe de Gabinete da UEG, profa. Christian Milazo; o pró-reitor de Graduação, prof. Raoni Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Cláudio Stacheira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; a diretora do Instituto de Ciências agrárias e Sustentabilidade da UEG, profa. Sueli Martins de Freitas; a coordenadora do Câmpus Oeste, profa. Aracele Pinheiro; a presidente da Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos, Maria dos Anjos Ribeiro; a coordenadora do Setor de Avicultura do Câmpus Oeste, profa. Michele Laboissière; o gerente de projetos da Superfrango, Marcel Lopes Fogaça; e o filho do prof. Renato Dib, José Renato Papel Dib.
Em sua fala, o reitor Antonio Cruvinel destacou a relevância da Fazenda Escola Professor Renato Dib para a Universidade e para as áreas Zootecnia e a Medicina Veterinária do estado. "Esta estrutura que temos aqui em São Luís de Montes Belos é resultado de muito sonho no qual cada um acreditou", lembrou. "Um dos casos de sucesso da Universidade é o Biotec, que começou como um sonho e hoje atende a dezenas de pequenos produtores rurais de todo o estado", completou.
Homenagem
A Fazenda Escola do Câmpus Oeste da UEG foi rebatizada em homenagem ao professor Renato Tângari Dib por sua ampla contribuição com o desenvolvimento da pecuária de Goiás e do Brasil.
Considerado um dos mais relevantes zootecnistas do País, o professor faleceu em agosto do ano passado, vítima de complicações decorridas da covid-19.
Durante o evento, o filho do professor Renato Dib, José Renato Papel Dib, falou sobre o legado de profissionalismo e competência que o professor deixou para seus alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade. "O que ele mais pregava era a união do ensino com o campo, e é isso o que representa a Fazenda Escola", declarou. "Significa muito para nossa família ver o lugar que ele mais amava levar seu nome", acrescentou.
Fazenda Escola Renato Tângari Dib
A Fazenda Escola Professor Renato Dib conta com 48,4 hectares de extensão, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas aos cursos de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e Zootecnia, além do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável.
Entre os projetos desenvolvidos na Fazenda Escola, estão baseados o Centro de Ensino e Pesquisa Animal e Vegetal (Cepav); o Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec); e o Laticínio Escola.
Setor de Avicultura
Durante o evento foi também inaugurado o Setor de Avicultura do Câmpus Oeste da UEG, que foi criado em parceria com a empresa São Salvador Alimentos.
O Setor conta com equipamentos e laboratórios para desenvolvimento de pesquisa e ensaios laboratoriais, onde serão desenvolvidas também dietas experimentais e outros estudos.
A coordenadora do Setor de Avicultura do Câmpus Oeste, profa. Michele Laboissière, comemorou a criação do Setor. "É importante, nesse momento, agradecer à professora Aracele, que acreditou na proposta, à empresa São Salvador e todos que participaram da criação do projeto", reconheceu.
A professora Aracele Pinheiro, coordenadora do Câmpus Oeste, afirma que a inauguração do Setor é um marco para os acadêmicos e para a Universidade. "A gente quer ver isso aqui ser frutífero, queremos entregar para o mercado profissionais éticos, competentes e que levem o nome da UEG para o Brasil inteiro e para o exterior", prevê a profa. Aracele.