De modo geral, resenhar consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas, acompanhado ou não de avaliação crítica.
É, também, excelente exercício inicial de autonomia intelectual, uma vez que o exame da obra já está pronto.
Partes Essenciais de uma Resenha
v Identificação da Obra:
Autor, título, edição, local, editora, ano, total de páginas resenhadas.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. 144p. p.55-75
Credenciais do Autor:
Informações gerais sobre o autor
Autoridade no campo científico
Quem fez o estudo"
Quando" Por quê" Onde"
A finalidade de uma resenha é informar ao leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor, mostrando novas abordagens , conhecimentos e teorias.
Conhecimento:
Resumo detalhado das idéias principais
De que trata a obra" O que diz"
Possui alguma característica especial"
Como foi abordado o assunto"
Exige conhecimento prévio para entendê-lo"
v Conclusões:
O autor faz conclusões" (ou não")
Onde foram colocadas" (final do livro ou dos capítulos")
Quais foram"
Quadro de Referências do Autor
Que teoria serviu de embasamento"
Qual o método utilizado"
Julgamento da obra:
Como se situa o autor em relação:
wàs escolas ou correntes científicas,filosóficas, culturais"
wàs circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas etc."
Resenha Crítica
É uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista
Para elaboração de uma resenha crítica, o aluno deverá seguir as recomendações citadas acima e ainda acrescentar os seguintes itens:
Para a elaboração de uma resenha crítica são necessários alguns requisitos básicos:
a) conhecimento completo da obra;
b) competência na matéria;
c) capacidade de juízo de valor;
d) independência de juízo;
e) fidelidade ao pensamento do autor.
Em relação à crítica deve-se considerar os seguintes itens:
Quanto à Edição:
1) erros/acertos quanto à revisão textual;
2) in/existência (e atualidade) de índices, ilustrações, etc.;
3)apresentação (capa, folhas-de-rosto, impressão, etc...).
Quanto ao Conteúdo
1) erros/acertos quanto às informações veiculadas (datas, nomes, estatísticas, etc.);
2) seriedade da documentação (extensão, qualidade e atualidade das referências bibliográficas intermediárias e finais; uso crítico dos autores, criteriosidade das citações, etc;
3) in/consistências (contradições);
4) disposição do material (seqüência lógica, organização equilibrada, etc.).
Quanto às Idéias
1) diálogo com as idéias básicas do autor;
2) desvelamento ideológico de suas propostas e análise das suas conseqüências;
3) avaliação dos argumentos apresentados.
O resenhista não deve dizer que “poderia ter produzido obra melhor”; não deve procurar ressaltar suas próprias qualidades às custas de quem escreveu o livro comentando; e não há lugar, numa resenha científica, para retóricas ou para sarcasmos”.
Estilo:
Conciso, objetivo, simples" Claro, preciso, coerente"
Linguagem correta" Ou o contrário"
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
1.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Elaboração de Referências 6023/2002 e Apresentação de citações
2.BARBRASS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3. ed. São Paulo: Queiroz, 1986. 218p.
3.CARVALHO, Telma de. ; FUNARO, Vânia M. B. de Oliveira. Normas para apresentação de dissertações e teses. 3. ed. São Paulo: USP/Faculdade de Odontologia/Serviço de Documentação Odontológica, 1997. 48p.
4.CONSTRUINDO O SABER: metodologia científica: fundamentos e técnicas/ Maria Cecília M. de Carvalho.- 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.175p.
5.FERREIRA, Luiz G. R. Redação científica: como escrever artigos, monografias, dissertações e teses. Fortaleza: UFC, 1994. 84p.
6. LAKATOS, Eva Maria ; MARCONI, Marina A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos; pesquisa bibliográfica; projeto e relatório; publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 213 p.
7.MÜLLER, M. S. ; CORNELSEN, J. M. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina: UEL, 1995.
9.PARRA FILHO, D. ; SANTOS, J.A. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.
10.SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio Janeiro: DP&A, 1999. 144p.
11.SABINO, Geni Anastácio. Estruturação do trabalho científico. In: ESTRELA, Carlos. Metodología científica: ensino e pesquisa