Egressa da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Larissa Fernandes conquistou sucesso na carreira profissional. Foi convidada pelo diretor artístico André Câmara, da Rede Globo, para participar da equipe de direção da novela Amor Perfeito, que vai estrear no próximo dia 20 de março, às 18 horas.
Parte da novela será inspirada no clássico Marcelino Pão e Vinho, livro de José María Sánchez Silva. A obra conta a história de Marcelino (Levi Asaf), de apenas oito anos, que acolhido desde os primeiros dias de vida pelos religiosos da Irmandade de São Jacinto dos Clérigos, sonha em conhecer sua mãe, a jovem Maria Elisa, a Marê (Camila Queiroz). Marê viu seu sonho de cuidar do filho destruído pela ambição da madrasta Gilda (Mariana Ximenes).
A escolha para ser diretora da novela deixou Larissa muito feliz. "Nem sei mensurar a minha alegria. Essa mulher preta de Goiás fazendo o que sempre quis fazer. É revolucionário! Escolhi o audiovisual como ferramenta para levar minhas histórias adiante e hoje eu estou aqui contando uma linda história de amor, esperança e diversidade", diz emocionada.
Desde que concluiu o curso na UEG, em 2009, Larissa trilhou caminhos que passaram pela criação de uma produtora, em parceria com quatro amigos, pelo trabalho como roteirista e diretora de filmes de curta e longa metragens.
Nesta entrevista, a agora diretora de novelas da Rede Globo, fala sobre sua trajetória e seus sonhos na carreira.
Comset UEG - O que te motivou a estudar Cinema e Audiovisual?
Larissa Fernandes - Contar histórias. Eu gosto de contar histórias e aprendi com minha família que adora contar causos e lendas. Além disso, a televisão foi uma babá para mim. Minha mãe trabalhava em dois empregos e muitas vezes eu ficava só em casa. Era a televisão e os livros que me faziam companhia.
Minha primeira opção era Jornalismo. Quando prestei vestibular, o curso de Cinema e Audiovisual era Rádio e TV. Logo no primeiro ano do curso houve uma mudança na grade curricular. A disciplina de rádio saiu e incluíram a disciplina de Cinema. O curso ficou muito interessante para mim e desisti de Jornalismo para seguir no audiovisual. Fui da primeira turma de Cinema e Audiovisual. Estudei na UEG de 2006 a 2009.
Comset UEG - Como foi sua trajetória após a conclusão do curso?
Larissa - Ainda na faculdade eu fazia estágios e alguns trabalhos em festivais, mostras e eventos de audiovisual. Quando concluí o curso, eu e mais quatro amigos abrimos a Panaceia Filmes, uma produtora de Goiânia.
Por mais cinco anos eu trabalhei como produtora. Sempre fui meio desenrolada e comunicativa e de cara as pessoas me associaram com produção. Confesso que tenho feeling para a função, mas sempre quis ser roteirista. Até que decidi abandonar a produção e me dedicar ao roteiro e com isso dirigir os meus roteiros. Foi quando tomei gosto pela direção. Nesse meio termo, entre escrever e dirigir meus projetos, também trabalhei muito como assistente de direção, uma função que me ajudou a entender a direção.
Comset UEG - Atualmente você mora no Rio de Janeiro. Como foi selecionada para trabalhar na direção da novela Amor Perfeito da Rede Globo?
Larissa - Em 2021, eu e Milena Ribeiro, também egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, começamos a escrever um roteiro de longa-metragem infanto juvenil: "As Pés de Moleca e a Doceria da Bruxa de Maria-mole". Inscrevemos o argumento no Cabíria, concurso de roteiro realizado por mulheres e fomos semi-finalistas. Em decorrência do prêmio, tivemos uma palestra com o departamento artístico da Rede Globo. Meses depois, o Willian, do departamento artístico, entrou em contato para me entrevistar. A casa estava em busca de novos profissionais. Na entrevista ele descobriu que, além de roteirista, eu também sou diretora e assistiu alguns dos meus trabalhos. Em 2022, ele entrou em contato novamente para me apresentar para um diretor da Globo, o André Câmara, diretor artístico da novela Amor Perfeito. Foi uma conversa ótima com o André, ele conheceu um pouco mais do meu trabalho, minhas referências e me fez o convite para fazer parte da sua equipe de direção. Não consigo mensurar a minha alegria.
Comset UEG - Qual a importância da sua formação na UEG nesse processo atual da sua carreira?
Larissa - A UEG me deu as bases. Bases teóricas, artísticas e também as bases de relações profissionais. Para além da sala de aula, que foi muito importante para meu crescimento artístico, foi na Universidade que encontrei meus grandes amigos que também se tornaram meus sócios e juntos começamos nossa caminhada no audiovisual com a Panaceia Filmes. Além disso, na UEG pude descobrir referências, linguagens e narrativas que me saltaram aos olhos e que hoje uso como referência para meu trabalho.
Comset UEG - Quais são os seus planos para o futuro?
Larissa - Nunca parar. Sou muito grata por essa conquista e quero continuar alcançando outros lugares, como realizar meu primeiro longa-metragem, que inclusive já está no papel.
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)